terça-feira, 15 de março de 2022

Premiado romance de Josué Montello estava esgotado e é um dos romances mais premiados da obra Montelliana

Capas das 3 edições de Noite sobre Alcântara.


Nessa quinta – feira (17.03) às 18H, acontece na sede da Casa de Cultura Josué Montello, na Rua das Hortas, N. 327 no Centro, um evento que é um verdadeiro marco para a literatura brasileira: O lançamento da terceira edição de Noite sobre Alcântara, romance do maranhense Josué Montello. O livro já foi traduzido com sucesso para o sueco, italiano e também publicado em Portugal. E encontrava-se totalmente esgotado.

Uma curiosidade: Em sua edição original de 1978 o título era “A Noite sobre Alcântara”. Já na segunda edição, em 1984, a obra veio com o título que será repetido agora nessa terceira edição, sem o “a”.

Considerado uma verdadeira obra – prima Montelliana, o premiado romance chega a sua terceira edição através da iniciativa da Casa de Cultura Josué Montello / CCJM e Casa do Autor Maranhense, e graças ao patrocínio da Equatorial Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Esse relançamento acontece na semana em que completaram-se 16 anos do falecimento de Josué Montello, um dos mais importantes autores da literatura brasileira e mundial. E essa ação ajuda a manter viva sua memória literária, além de ser um verdadeiro presente para as novas gerações de leitores e estudantes da literatura.

Na programação dessa quinta (17.03), uma mesa redonda reunindo escritores e exposição de painéis sobre a obra. À frente do evento estão os parceiros e responsáveis por esta terceira edição: A gestora da Casa de Cultura Josué Montello e bibliotecária Joseane Souza e o escritor Wilson Marques, representando a Casa do Autor Maranhense.

O Dir. da Equatorial Maranhão José Jorge Soares; escritor Wilson Marques (Casa do Autor Maranhense), o Pres. da Equatorial Maranhão Sérvio Túlio e Joseane Souza (Casa de Cultura Josué Montello), parceiros na reedição da obra.


Segundo a bibliotecária e gestora da Casa de Cultura Josué Montello, Joseane Souza, o evento de lançamento é aberto ao público, e vai contar com uma mesa de escritores convidados para este momento marcante na literatura maranhense. Os acadêmicos José Neres, Agamenon de Jesus e Dino Cavalcante irão comentar a importância da obra e falar sobre as características desse romance, que é um dos mais premiados, além de sucesso também em vários idiomas.  

O romance se passa em Alcântara, um reduto da aristocracia maranhense no século XIX; e narra a posterior decadência da cidade, em decorrência da abolição da escravatura e proclamação da República.

Nele, a rotina alcantarense é contada no romance através do diário da personagem Maria Olívia. “Aos poucos a falta de dinheiro vai reduzindo a nobreza a mendigos, miséria temperada pelo orgulho e pela soberba. A rotina da cidade é descrita no diário de Maria Olívia, assim como seu amor desenvontrado por Natalino” enfatiza Joseane Souza.

O escritor Wilson Marques convoca todos os apreciadores da obra de Montello, estudantes e acadêmicos para prestigiarem o evento, que é gratuito:

“A gente espera poder encontrar muita gente interessada em literatura, para comemorarmos e saudarmos a chegada dessa nova edição. Vale lembrar que, tanto Noite sobre Alcântara, quanto O Tambores de São Luís são obras importantes e que estavam fora de catálogo, esgotadas. E esse esforço foi exatamente para devolver esse livro às mãos dos leitores, muitos deles ávidos por uma oportunidade de poder voltar a ler um livro tão raro como esse, e tão importante também para a nossa literatura. Esse é um livro que deve ir para as mãos de todos os estudantes, dos jovens, para que possam conhecer melhor a nossa história, através da grande literatura de Josué Montello. Além disso, é um livro saborosíssimo de se ler, é aquele livro que você começa a ler e que não quer mais parar até chegar à última página. Fica portanto o convite a todos, para que leiam esse livro, e nos prestigiem nesse relançamento de uma obra tão rara e importante” disse Marques.

Informação: Intermídia Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário