quarta-feira, 13 de abril de 2022


A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Serviço Especializado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autismo (TEA), promoveu uma manhã de atividades com crianças com autismo, atendidas pelo serviço da rede estadual de saúde. A atividade aconteceu na quarta-feira (13), na Praia do Olho d’Água, em São Luís.

“A intenção é que as crianças possam sair do ambiente terapêutico e transpor os muros. Isso tem grande impacto na intervenção precoce, uma vez que quanto mais cedo os estímulos são feitos, melhor é a possibilidade de elas avançarem no tratamento recebido, contribuindo em um melhor desempenho nos ambientes familiar e escolar, na linguagem, autonomia e, é claro, também nas atividades de vida realizadas diariamente”, disse a diretora administrativa do CER do Olho d’Água, Ana Eugênia Furtado. 

Além da atividade na praia, a programação contou ainda com exposição de arte confeccionada pelas próprias crianças assistidas pela Casa TEA, atividades lúdicas com musicoterapia, roda de conversa; incluindo ainda circuito psicomotor com bola, escadinha, salto, equilíbrio, entre outras. 

De acordo com a psicóloga e coordenadora do Serviço Especializado à Pessoa com TEA, Flávia Neves, é uma forma de os pais ampliarem os interesses de seus filhos por coisas novas. “Expor as crianças a ambientes como a praia, por exemplo, também é uma forma de dessensibilizar o organismo para que seja acostumado a situações adversas. Vento forte, barulho, excesso de iluminação, calor, as texturas, tudo isso levando em conta o tempo de tolerância de cada criança, proporcionando diferentes oportunidades de terapias e em ambientes naturais”, explicou.

O motorista de aplicativo, Francinaldo Lindoso, participou da atividade acompanhado da esposa Michele Santos, juntamente com os três filhos, o João Miguel, de sete anos, e os gêmeos João Guilherme e João Victor, de quatro anos. “Os meus filhos não conseguiam interagir com outras pessoas, hoje eles já socializam com mais facilidade. Sou grato aos profissionais pelo suporte que eles têm dado a nós”, comentou. 

Os pais de Davi, de cinco anos, Diana Amorim e Rafael Macedo, disseram que o atendimento que o filho recebe tem sido essencial. “Eu passei a notar que o Davi era um pouco diferente das outras crianças quando ele começou a andar. Ele tinha cerca de um ano e oito meses e sempre ficava na ponta dos pés, além disso, ele também não atendia pelo nome quando o chamávamos. Há três anos ele recebe atendimento na Casa TEA e desde então evoluiu bastante, principalmente na parte da fala, nas atividades básicas do dia a dia, assim como também se tornou mais sociável”, compartilhou Diana. 

O serviço

Inaugurado em dezembro de 2019 pelo Governo do Estado, o Serviço Especializado no Estado dispõe de estrutura com triagem, quarto funcional, cozinha adaptada, sala de administração, sala multidisciplinar, sala para atendimento intensivo, grupo terapêutico semi-intensivo, cinco consultórios multidisciplinares, sala de atividades em grupo, sala de avaliação e acompanhamento familiar. 

O equipamento tem capacidade para assistência intensiva e oficinas terapêuticas para pacientes com idade de até 12 anos. A equipe multiprofissional é composta por assistente social, profissional de educação física, enfermeiro, fonoaudiólogo, musicista, psicólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, psiquiatra da infância e adolescência e artesão.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário