quarta-feira, 13 de abril de 2022

Equatorial Maranhão traz dicas de economia e orientações

A bandeira tarifária escassez hídrica, que estava vigente nas contas de energia dos brasileiros desde o mês de setembro de 2021, será encerrada dia 15 de abril, conforme anunciado pelo Governo Federal e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a ocorrência de chuvas e as ações tomadas pelo Governo Federal permitiram a redução das termelétricas ligadas. Além disso, o aumento da produção das hidrelétricas e das fontes eólica e solar favorecem custos menores durante o próximo período de seca, que vai de maio a novembro. Isso vai contribuir para a não incidência de custos adicionais para os consumidores de energia residencial até o fim de 2022.

Entenda a aplicação das bandeiras na sua conta de energia -  Como a conta de energia de cada consumidor é individual, todas possuem consumo e data de vencimento diferentes umas das outras. Algumas contas abrangem dias do mês anterior e do mês vigente, por isso, pode ocorrer a aplicação de duas bandeiras tarifárias na mesma fatura. Com essa mudança no meio do mês de abril, alguns
consumidores perceberão em sua próxima conta a bandeira escassez hídrica no valor de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos até o dia 15 de abril, e também a bandeira verde, sem adicional de cobrança, para o consumo a partir de 16 de abril.

A Equatorial continua reforçando as orientações sobre o uso consciente para evitar o desperdício de energia. Confira algumas dicas para usar a energia sem desperdício:

TELEVISÃO – Desligue o aparelho quando ninguém estiver assistindo e evite dormir com a TV ligada, programando para desligar automaticamente. 

COMPUTADORES e NOTEBOOKS – estes aparelhos são preparados para trabalhar durante horas seguidas, mesmo assim é importante desligá-los. Evite o modo stand-by, pois também consome energia. Utilizar o recurso de economia do monitor pode ajudar.

ILUMINAÇÃO DA CASA – Dê preferência às lâmpadas de LED que são mais econômicas, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes. Evite deixa-las ligadas durante o dia.

GELADEIRA – Deve-se evitar abrir e fechar a todo instante. Não guarde alimentos quentes em seu interior.  É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia. Além disso, uma dica é deixar um litro com água com gelo fora da geladeira.

AR CONDICIONADO – Nos casos de aparelhos que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. No caso dos aparelhos comuns, a recomendação é colocar a temperatura no 23º e programar para desligar, pelo menos 30 minutos, antes do horário de levantar.

CARREGAMENTO DE CELULARES – Não deixar os celulares carregando a noite toda e nem os carregadores conectados sem o aparelho. Essas atitudes provocam o desperdício de energia.

SELO PROCEL DE ECONOMIA – Uma das principais recomendações, em se tratando de economia de energia, é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia com a indicação “A”, ou seja, maior economia.

VIAGENS – Se você for viajar e a casa vai ficar vazia, a dica da Concessionária é retirar todos os equipamentos eletrônicos da tomada (exceto aqueles que guardam alimentos ou estejam refrigerando algum tipo de comida, como geladeiras ou freezers). Além de oferecer mais segurança, desconectar os aparelhos das tomadas evita o consumo no modo stand-by, resultando em economia de energia. 

Com medidas simples os clientes podem gerar economia, evitando grandes mudanças na conta de energia. Por isso, a Equatorial reforça que é importante manter esses cuidados e praticar hábitos de consumo consciente o ano inteiro.

Informação: Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

0 comentários:

Postar um comentário