sexta-feira, 15 de abril de 2022

Com a retomada presencial das atividades acadêmicas e administrativas na UFMA, as expectativas para o contato social entre os alunos e docentes aumentaram, como afirmaram os estudantes veteranos e os ingressantes do curso de Oceanografia e professores do curso de Odontologia do Câmpus de São Luís que estiveram durante esta semana no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

A caloura de Oceanografia, Saturno Dias, que participou de uma visitação aos laboratórios do curso na manhã de quarta-feira, 13, falou das suas expectativas positivas para as aulas presenciais. “Nesse momento pensar que as aulas de início já serão presenciais é muito animador. Os alunos veteranos fizeram uma programação diversificada para nos receber e isso foi muito interessante para nós, que temos esse contato agora. Assistimos palestras e agora essa visitação nos laboratórios está nos proporcionando interação maior com o curso e com a universidade”, relatou.

Ruan Victor Pereira, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), disse que a volta das aulas presenciais é necessária para uma melhorar a aprendizagem dos alunos. “Nas aulas remotas não há muita interação, enquanto no presencial os professores conseguem avaliar melhor nosso desempenho”, declarou.

A técnica em química do Departamento de Oceanografia e Limnologia (Deoli), responsável pelo Laboratório de Biogeociclos dos Constituintes Químicos da Água (LabCiclos), Suzyeth Monteir, explicou como funciona a dinâmica das aulas no laboratório. “Trabalhamos com as análises corriqueiras do laboratório, análises de nutrientes, análises TSS, entre outras. Durante o período pandêmico, fizemos revezamento e sempre adotando os protocolos de segurança, além do horário reduzido”, comentou.

Já no prédio do curso de Odontologia, a professora do Departamento de Odontologia I, Leily Firoozmand, revelou sua opinião sobre as atividades presenciais. “Estando todos vacinados e seguindo todas as normas de biossegurança, conseguiremos oferecer mais segurança, tanto para os pacientes, quanto para o corpo acadêmico. Essa volta presencial sempre foi analisada com as comissões e tudo foi ponderado com muita cautela, portanto, não foi nada aleatoriamente, enfatizou.

Breno Mont-Alveme, professor da disciplina de Clínica Integrada Materiais Dentários e Dentística do Departamento de Odontologia, explicou que a frequência de pessoas nas clínicas que atendem a comunidade diminuiu por causa da dinâmica de adaptação no período pandêmico, mas espera que, com a volta gradual das atividades, a rotina nos atendimentos seja intensificada.

Saiba mais

O agendamento para o atendimento odontológico nas Clínicas abertas à comunidade funciona presencialmente de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Pessoas de todas as idades podem ser receber atendimento, sendo que menores de idade devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, portando somente o RG para o agendamento. O atendimento é por hora e data marcadas, obedecendo fila de espera organizada pela Clínica.

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário