quinta-feira, 14 de abril de 2022

Município de Barreirinhas sediará em maio evento de lançamento e apresentação das ações

Oficina realizada em Tutóia também reuniu empresários do setor de hospedagem, alimentação, artesanato, agências de viagem e cooperativas.


Novas estratégias de inovação estão sendo inseridas nesta segunda fase do projeto Rota das Emoções, que vai ser desenvolvido durante todo este ano e em 2023. O roteiro turístico da rota inclui a capital São Luís – como portão de entrada, Barreirinhas, Santo Amaro, Tutóia, Paulino Neves e Araioses; o Delta do Parnaíba, no Piauí, e Jericoacoara, no estado do Ceará.

O objetivo nesta nova fase é ampliar a competitividade das empresas localizadas no território da Rota das Emoções através da estratégia de destinos turísticos inteligentes, atuando com metodologias inovadoras para a aplicação de práticas de turismo sustentável que proporcionem experiências inesquecíveis para os turistas.

Para reforçar o conceito de destino turístico inteligente, o Sebrae irá trabalhar em ações de  sustentabilidade, tecnologia, governança e acessibilidade. Os recursos investidos nesta segunda etapa são da ordem de R$ 2,1 milhões.

Empreendimentos turísticos

A retomada do turismo está dando um novo ânimo para os empresários do setor e a Rota das Emoções consolidou-se como um dos destinos mais procurados pelos turistas.

De acordo com relatório elaborado pelo Sebrae, 323 empreendimentos turísticos foram cadastrados em 2021 no Maranhão pela Receita Federal. O percentual de empreendimentos turísticos renovados e cadastrados entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro semestre de 2021 foi de +22,70%.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão (ABIH-MA),  Armando Ferreira, falou deste novo momento em que o setor está passando. “A expectativa é muito boa, porque surge aí o empreendedor que estava realmente sem foco, muito preocupado com a questão das dívidas e demissões e o turismo volta a trazer este ânimo e uma nova realidade”, afirmou ele, destacando o trabalho do Sebrae na melhoria da gestão dos empreendimentos e organização da cadeia produtiva do turismo.

Levantamento de demandas dos parceiros

São Luís sediou a última Oficina de estruturação para a segunda fase do Rota das Emoções.

O Sebrae concluiu nesta semana, em São Luís, uma série de oficinas que foram realizadas em todos os municípios maranhenses que fazem parte da Rota das Emoções. A ideia é ter em mãos um diagnóstico com as novas demandas dos parceiros para esta segunda fase do projeto.

A gerente do Sebrae em Lençóis-Munim, Esther de Freitas, sinalizou que as empresas que ainda quiserem fazer parte desta nova fase do projeto, podem entrar em contato com o Sebrae. “Nestas oficinas participaram 200 empresários do setor de hospedagem, alimentação, artesanato, agências de viagem e cooperativas dos municípios contemplados pelo projeto no Maranhão”, informou Esther.

Para a coordenadora estadual de Turismo do Sebrae Maranhão, Flávia Nadler, as oficinas são momentos de escuta de demandas e sugestões dos parceiros, reforçando o caráter coletivo da construção do projeto. “Ainda temos muitos desafios e é de suma importância ouvir os parceiros para que se sintam parte do processo e possam colaborar dentro da competência de cada um”, afirmou ela.

Para melhor orientar os turistas que estiverem na Rota das Emoções, o Sebrae irá promover um famtour em São Luís com os parceiros dos municípios integrantes do roteiro no Maranhão. O objetivo é destacar pontos turísticos da capital maranhense para quem está de passagem pela Rota e ainda não conhece São Luís.

Outro ponto abordado durante as oficinas foi a questão da sazonalidade do turismo na região, apontando como problema a falta de atrativos para os turistas durante os períodos de baixa temporada.

Informação: Assessoria de Comunicação

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