sábado, 2 de abril de 2022

Troca de experiências, intercâmbio de boas práticas, negócios e oportunidades marcam o Espaço Agro & Turismo da Feira do Empreendedor 2022. 

Palestrantes de eventos do turismo na Feira do Empreendedor salientam potencial do turismo como catalisador de desenvolvimento.    

Um dos segmentos mais afetados pela pandemia, o turismo está encontrando na Feira do Empreendedor 2022 boas oportunidades nesta etapa de reposicionamento no mercado pós pandemia. Entre estas, destacam-se ações  do Sebrae e de parceiros institucionais, focando capacitação, compartilhamento de boas práticas, trocas de experiências e networking, oportunidades no mercado e para geração de negócios.

Nos quatro dias do evento, uma vasta programação técnica, incluindo palestras, painéis e encontros técnicos, está sendo oferecida no Espaço Agro & Turismo, uma das grandes inovações da Feira, ao articular dois segmentos de grande potencial na economia maranhense – o turismo e o agronegócio.

Entre os destaques desse esforço para apoiar e fortalecer o turismo no estado, a Feira foi palco, por exemplo, do II Encontro Maranhense de Negócios de Turismo de Experiência (realizado ontem, 01/04), em que foram evidenciadas algumas das boas práticas no turismo de experiência em curso no estado, complementadas por um ciclo de palestras que sublinharam o potencial do Maranhão e de seus atrativos para proporcionar vivências únicas ao visitante.

O Encontro teve participações especiais da analista da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro, que enfatizou a riqueza cultural maranhense e o patrimônio natural do estado como diferenciais  para o turismo de experiência. Em sua fala, Ana Clévia ressaltou que “o Brasil necessita de diferenciais no turismo e o Maranhão tem potencial para ofertar produtos que garantam experiências únicas e diferenciadas”. 

Além  de Ana Clévia, outro destaque foi a participação do consultor de Negócios e Inovação nos setores Cultural e Criativo e CEO da Cultive Soluções, André Lira, que falou sobre “Turismo e Economia Criativa para o Desenvolvimento dos Territórios”. Ele frisou a necessidade de articulação entre turismo e economia criativa, levando-se em conta as dimensões econômica,  política, cultural e simbólica. Segundo Lira, “o Maranhão é dono de um vasto território com diferenciações culturais que podem ser incorporadas ao turismo e agregar valor ao produto turístico e à experiência do visitante”.

Técnicos do Sebrae/MA destacam riquezas e atrativos dos polos turísticos maranhenses 

Durante o Encontro, espaço para o alinhamento de negócios e parcerias e para apresentação de 14 cases de turismo de experiências no estado, como o da Aldeia do Leão (Carolina), que oferece atividades de intenso contato com a natureza, e a empresa Nature  (Atins) que apresentou produtos de experiências nos Lençóis Maranhenses, que incluem vivências como um Café da Manhã para contemplação da exuberância natural da região. 

A Feira do Empreendedor também recebeu o Seminário de Turismo Rural, uma das ações voltadas para o desenvolvimento do turismo rural alinhadas com o Programa AgroNordeste. O evento trouxe na programação, como um dos destaques, a apresentação de um levantamento de oportunidades  no turismo rural identificadas no Maranhão e os desafios para o desenvolvimento da atividade evidenciados em uma série de palestras, casos de sucesso de clientes atendidos pelo Sebrae no Maranhão, garantindo também valiosa troca de experiências, networking e a discussão de ações futuras para fortalecer esse que é um potencial evidente do Maranhão. 

Contemplando necessidades de empreendedores que pretendem investir nessa área, o seminário trouxe como destaques as palestras “A Importância do engajamento das Instâncias de Governança para o Desenvolvimento  do Turismo Rural”, com a especialista Regina Amorim; E a participação da turismóloga e criadora do Programa Seu Negócio de Turismo Rural,  Luciane Quadros, que ressaltou como ações estratégicas, o engajamento, adesão de parceiros e de empreendedores  para que o turismo rural aconteça de fato no Maranhão, relatando casos práticos  bem sucedidos em outros estados, que podem ser replicados no Maranhão. Luciane Quadros também explicou ações futuras para concretizar essa alternativa, que deve contribuir para diversificar a oferta turística no Maranhão. 

Governança – Hoje, 02/04, a Feira recebeu o Encontro de Conselhos Municipais de Turismo do Estado do Maranhão, experiência enriquecedora e espaço de troca de experiências e boas práticas de municípios que já tem seus Conselhos Municipais em funcionamento. 

O encontro reuniu conselheiros dos Comturs de Alcântara, Barreirinhas, Balsas, Riachão e São Luís, para uma troca de experiências, apresentação de boas práticas e discussão de ações para fortalecimento da atividade turística no Maranhão. Um dos eixos da discussão foi o fortalecimento da governança e a importância da implantação dos Conselhos, este que é um requisito de acesso (aos municípios) às políticas federais de incentivo ao turismo.

Diretor Técnico do Sebrae, Mauro Borralho, ressalta conjunto de oportunidades para o turismo na Feira do Empreendedor.

O diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, reforçou durante o Encontro a importância da integração dos conselhos em favor do fomento de políticas públicas para atividade turística e destacou o significado estratégico das ações da Feira do Empreendedor em favor do turismo. “Atividade para o qual o Maranhão apresenta vocação expressiva, o turismo esteve em evidência na Feira do Empreendedor em um espaço onde buscamos articular as potencialidades do turismo e agronegócio, fortalecendo cadeias relevantes na economia do estado e os polos turísticos que temos ajudado a consolidar com ações protagonizadas pelo Sebrae ou em conjunto com parceiros que, como nós, contribuem muito para o desenvolvimento do Maranhão”, assinalou ele.

Ainda a programação da Feira, um farto cardápio de atividades ocupa o Espaço Agro & Turismo neste dia 02/04: palestra “O Turismo e as Novas Economias”, com Ana Clévia Guerreiro, do Sebrae Nacional;  às 17h30, palestra “Diferenciais no mercado hoteleiro através da experiência do turista”, com Rafael Braga, da Ori Brazil;  às 18h45, o painel “O desafio das mulheres na nova economia do turismo”, com Suilany Teixeira (Sebrae CE / Mulheres do Turismo em Rede)  e Felitita Silva (CE). Encerrando a programação do dia, apresentação de Cantorias  Indígenas, às 20h20. Amanhã, 03/04, último dia da Feira, está prevista a palestra “Eventos gastronômicos: oportunidades de negócios para empresas e destinos”, (às 16h15), com Rafael Braga, da Ori Brazil.

Feira do Empreendedor 2022 - A Feira do Empreendedor tem como parceiro correalizador o Governo do Estado. Até hoje, 02/04, 21 mil pessoas já tinham confirmado inscrição no evento e mais de 9 mil já passaram pelos diversos ambientes da Feira. 

A Feira tem como parceiro correalizador o Governo do Estado e como patrocinadores  o Sistema Fiema, com participação do Sesi/MA, Senai/MA, Instituto Euvaldo Lodi - IEL/MA e Programa de Desenvolvimento de Fornecedores – PDF; Faema-Senar/MA; Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP; Star 1; Grupo Equatorial Energia/Enova; Fecomércio/MA, com ações do Sesc/MA; Alvorada Motos; Acústica Produções; Suzano; Safemed/Vitalmed; JR Voltz; Sinduscon/MA; Vale; Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

A Feira tem, ainda, apoio da Associação Catarinense de Tecnologia –  Acate e da Agência Espacial Brasileira – AEB; Prefeitura de São Luís (com ações da Semfaz, Amdes, Setur, Semispe, Semurh/Blitz Urbana, Semapa e Semus); G7 Cooperativa de Turismo; Amagames; Uniceuma; UFMA; Conselho Regional de Contabilidade – CRC; INSS e Secretaria de Administração de São José de Ribamar – Semas.

Informação: Sebrae MA

0 comentários:

Postar um comentário