terça-feira, 5 de abril de 2022

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) divulgou nesta segunda-feira, 04, o primeiro Boletim do Turismo, em 2022, com diversas pesquisas realizadas nos principais pólos turísticos do Maranhão.

As pesquisas realizadas pelo Observatório do Turismo do Maranhão, no período de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, apresentou resultados e informações relacionados à Taxa de Ocupação Hoteleira; Pesquisa nas Agências de Viagens Online; Perfil dos visitantes nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT); Movimentação nos modais de transporte; Pesquisa "MA no Insta"; além de dados de emprego e desemprego do Turismo no estado.

As pesquisas registraram taxa de mais de 80% de ocupação hoteleira no Réveillon, com destaque para o Polo Delta das Américas, apresentando um percentual de 97,3%, e para o Polo São Luís, com 88,42%. O Polo Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas, ambos registraram 81% de taxa de ocupação. No período carnavalesco de 2022, o destaque foi a Chapada das mesas e Lençóis Maranhenses, com registro de 89,31% e 78,9%, respectivamente.

O perfil dos visitantes também foi objeto da pesquisa e registrou 3894 atendimentos realizados pelos CATs espalhados pelo estado. Somente em janeiro desse ano foram registrados 1462 atendimentos nesses balcões de informações turísticas. A maioria dos visitantes, segundo a pesquisa, são oriundos do estado de São Paulo, onde em janeiro, registraram o maior percentual de visitantes com 27,7%, contra 21,54% de visitantes paraenses registrados em fevereiro.

A coordenadora do Observatório do Turismo no Maranhão, Letícia Cynara, destacou a importância e o objetivo da pesquisa como fator essencial para traçar estratégias de gestão que auxiliem o setor. 

“Essas pesquisas, realizadas semestralmente, fornecem uma série histórica de grande importância para analises estatísticas, gerando dados concretos do turismo no nosso Estado. Assim conseguiremos criar políticas eficazes para as atividades que envolvem o setor alcançando resultados positivos em demandas desenvolvidas pela nossa equipe”, destacou a coordenadora.

Turistas Estrangeiros

A taxa de visitantes estrangeiros contabilizou 48,8% de alemães em janeiro, frente a taxa de 38,8% de turistas franceses em solo maranhense no mês de fevereiro. O hotel (43,76%) foi o meio de hospedagem mais utilizado pelos visitantes, que tiveram o lazer (77,5%), como principal motivação da viagem. As pesquisas nas Agências de Viagens Online (Online Travel Agencies), como booking.com, tripadvisor e hoteis.com revelou média de diária em São Luís, Barreirinhas e Carolina, abaixo de R$ 300, nesses munícipios durante o período pesquisado. 

Em dezembro de 2021, a movimentação no aeroporto de São Luís foi bastante intensa com registro de 516 pousos e de 73.746 passageiros desembarcando na capital. 

A pesquisa revelou também o saldo de emprego no segmento do turismo no Maranhão entre novembro de 2021 a janeiro de 2022, com destaque para o setor de serviço de alimentação contabilizando 328 empregos criados.

Essas pesquisas e outras como o Mapa do Artesanato Maranhense podem ser acessadas pelo site observatorio.turismo.ma.gov.br 

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário