quinta-feira, 14 de abril de 2022

A tireoide é uma glândula em formato de borboleta apresentando dois lobos direito e esquerdo que produz hormônios essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo. Está localizada na base de nosso pescoço. 

Os sintomas são diversos, como explica Aparecida Quintanilha, Clínica Geral do Sistema Hapvida. “A tireoide pode sofrer alterações na produção de seus hormônios, aumentando (hipertiroidismo) ou diminuindo (hipotireoidismo) os seus hormônios, o que trará consequências ao nosso bem estar. No hipertireoidismo, temos sintomas como perda de peso rápido, batimentos cardíacos acelerados ou irregularidades, sudorese, irritabilidade, insônia, ansiedade, intolerância ao calor e outros sintomas. Já no hipotireoidismo, temos fadiga, indisposição, dores musculares, intolerância ao frio, ganho de peso e aumento do colesterol, intestino preso, batimentos cardíacos lentos, menstruação irregular, esquecimento, pele seca, queda de cabelo, unhas fracas entre outros sintomas”.

A briga com a balança

Eis que a situação é bem mais difícil para as pessoas que estão acima do peso. “O hipotireoidismo dificulta a perda de peso e facilita a deposição de gordura já que o metabolismo está lento devido a queda desse hormônio. Nesse caso, até que a tireoide esteja devidamente regulada no sentido de concentração hormonal, o paciente deve evitar consumo de alimentos muito calóricos”, destacou a médica.

Aparecida esclarece que a alimentação balanceada é fundamental e está sempre ligada ao bom funcionamento do corpo e com a tireoide não é diferente. “Por exemplo, se você tiver tendência ao hipotireoidismo, o consumo exagerado de alimentos com soja aumentará o risco de queda desse hormônio. Lembrando que a soja está em torno de 60% presente nos alimentos industrializados. Pacientes que consomem em excesso alimentos com trigo e açúcar reduzem a ingestão de alimentos ricos em vitaminas e minerais que são essenciais para o bom funcionamento e produção hormonal pela tireoide. Consumo de óleos vegetais comuns e gorduras trans em excesso também comprometem a tireoide. Alimentação pobre em iodo leva também ao desequilíbrio hormonal da tireoide”.

5 tipos de alimentos que ajudam no funcionamento da tireoide

  • Castanha do Pará - Rica em selênio e ômega-3, uma gordura poli-insaturada, a castanha-do-pará fornece nutrientes que servem de matéria-prima para a produção de hormônios pela tireoide;
  • Leite e derivados - Cálcio, vitamina D, vitamina A e iodo são os principais nutrientes presentes no leite;
  • Ovos - São uma ótima fonte de iodo e podem aliviar o hipotireoidismo. Pode comer com segurança dois ovos inteiros por dia. Não consuma a gema caso tenha níveis elevados de colesterol;
  • Laranja - Rica em carotenoides e vitamina C, a laranja pode auxiliar no bom funcionamento da tireoide. A quantidade diária recomendada, entretanto, é pequena: uma laranja por dia;
  • Leguminosas - Os legumes são alimentos ideais para auxiliar no funcionamento da tireoide, pois são ricos em iodo e zinco e não possuem glúten. Pode consumir lentilhas, feijões, brotos de feijão, grão de bico para aumentar a secreção de hormônio da glândula tireóide.

Além disso, beba bastante água, pois ela ajuda na hidratação e eliminação de toxinas.

Tratamento

De acordo com Aparecida, o tratamento depende da causa, existe controle desses hormônios com medicamentos específicos. 

A médica finaliza alertando a importância e necessidade de consultas periódicas. Exames são necessários para um diagnóstico precoce. “Após diagnóstico do problema tireoidiano, ele sendo prontamente resolvido, o estilo de vida modificado, o paciente pode voltar a ter uma vida normal”.

Informação: Cores Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário