quarta-feira, 8 de junho de 2022

São Luís, capital do estado do Maranhão, conhecida também como Atenas Brasileira, Cidade dos Azulejos e dos Sobradões, suas belezas naturais e seu conjunto de casarios rendeu a capital fundada por Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardiére, o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1997.

A atividade do Turismo na capital, tem avançado em razão de diversos fatores, como a revitalização do centro histórico, o qual possui cerca de quatro mil edificações tombadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, os projetos culturais executados nos períodos de alta temporada, que contemplam o calendário festivo da cidade, além dos investimentos em infraestrutura de acesso e na promoção do destino. Dessa maneira, essas iniciativas contribuem para o aumento do fluxo turístico e estão sendo primordiais para o retorno das atividades, durante o período da pandemia.

Assim, o Inventário da Oferta Turística de São Luís tem como objetivo identificar os principais atrativos, serviços e infraestrutura turística do município, além de planejar tecnicamente o desenvolvimento do turismo na cidade.

Nesse contexto, São Luís projeta-se nacionalmente no cenário turístico pelas suas manifestações culturais e suas belezas naturais, rodeada de praias ao longo dos seus 32 km de litoral. A cidade também é destino para diversos segmentos, como o de Negócios e Eventos e o do Turismo Religioso, segmentos estes, que são de grande importância e relevância para a atividade turística da cidade.

Em se tratando da religiosidade maranhense, esta é considerada uma das mais tradicionais do Nordeste, tanto pelas festas religiosas católicas, quanto pelas religiões de matrizes africanas, expressivas não somente na capital, mas, também em todo o estado do Maranhão.

Vale ressaltar que o município de São Luís integra o Mapa do Turismo Brasileiro desde 2013, bem como, se configura como membro efetivo do Polo Turístico e está classificado na Categorização Turística A por parte do Ministério do Turismo. Tais créditos chancelam a relevância regional do município no processo de planejamento, gestão e desenvolvimento do turismo em territórios maranhenses.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Brasileiras – SEBRAE no intuito de colaborar permanentemente com as ações empreendedoras e sustentáveis, realizou por meio de Convênio com a Prefeitura Municipal de São Luís no Programa Cidade Empreendedora, o Inventário da Oferta Turística.

Contando com capital humano capacitado tecnicamente, coordenou a elaboração do documento, na perspectiva de fortalecer o nível de conhecimento do universo a ser trabalhado, em relação aos bens e serviços turísticos do lugar.

Enfim, são informações que promovem políticas públicas em consonância com a regionalização turística e, por conseguinte, contribui com a gestão pública e privada do município, a qual visa atender à demanda turística (nacional e internacional). 

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário