quarta-feira, 8 de junho de 2022

Prêmios são os mais importantes da Amazônia  

SÃO LUÍS – Estão abertas até o dia 15 de julho, as inscrições para a 18ª edição dos Prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente. Esta edição será realizada pela Federação da Indústrias do Estado de Rondônia, em Porto Velho, e a solenidade de outorga acontece dia 25 de novembro de 2022. 

Os prêmios recebem apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), das Federações de Indústrias da Região Amazônica, com destaque para a FIEMA, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), dentre outras instituições. Até o dia 7 de outubro os projetos inscritos e selecionados serão submetidos à comissão avaliadora, técnica e julgadora. 

De acordo com o curador professor José Rincon, o Prêmio Professor Samuel Benchimol busca reconhecer iniciativas e trajetórias pioneiras à compreensão da Amazônia e desvendar novos caminhos em prol do desenvolvimento sustentável da região. 

Conforme Rincon, a escolha do nome de Samuel Benchimol dignifica essa iniciativa. “Em todas suas publicações, desde 2004, quando foi instituído, defendeu a importância da Região Amazônica no contexto do desenvolvimento nacional e a necessidade do desenvolvimento sustentável, respeitando o que ele definiu como os quatro paradigmas fundamentais para o desenvolvimento da Amazônia: ser economicamente viável, ecologicamente adequado, politicamente equilibrado e socialmente justo”, pontuou. 

Prêmio Samuel Benchimol - O Prêmio está dividido em duas categorias. A primeira contempla trabalhos economicamente viáveis, ecologicamente adequados, politicamente equilibrados e socialmente justos, intitulada Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica, e a segunda homenageia personalidade do meio empresarial ou acadêmico, que se destacou em prol do desenvolvimento sustentável na região, intitulada Personalidades dedicadas ao Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica. 

Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente - Já o Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente contempla duas naturezas de premiação: a primeira cujo objetivo é revelar o potencial de transformação da Região Amazônica por meio de conceitos e práticas de Economia Criativa, Economia Verde ou Agroecologia e Produção Orgânica, intitulada Iniciativa de Desenvolvimento Local (IDL). 

A segunda categoria de premiação abrange duas distinções: o reconhecimento de Empresas (Empresa na Amazônia) e de Microempreendedores de Sucesso na Amazônia (Prêmio Florescer).

Público-Alvo - Podem inscrever suas propostas, instituições de representação sindical ou profissional, universitárias ou de pesquisa sediadas no País ou no exterior. Instituições públicas ou privadas com atuação no desenvolvimento sustentável da Amazônia. 

Entidades que tenham o objetivo de promover o desenvolvimento regional, nacional ou internacional. Empresas públicas ou privadas com investimento na Região Amazônica e ainda autônomos com atividades referentes à Região Amazônica. 

Apoio da FIERO - O superintendente da FIERO, Gilberto Baptista ressalta que os prêmios são fundamentais, pois foram instituídos com o objetivo de pensar a Amazônia em variadas dimensões, estimulando a criação e implementação de projetos para o desenvolvimento sustentável da região, visando o aumento da produtividade das empresas, exploração de recursos naturais sem impacto ambiental e melhoria da qualidade de vida da sua população. 

Baptista acrescenta que a FIERO comunga destes objetivos e defende a bandeira do desenvolvimento sustentável. “Basta citar o Instituto Amazônia +21, que tem o presidente Marcelo Thomé atuando como diretor executivo.  O Instituto foi criado para promover negócios sustentáveis na Amazônia e conectar grandes empresas com empreendedores locais e articular projetos de inovação no Norte do país. A iniciativa conta com o apoio das nove federações de indústrias dos estados da Amazônia Legal, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e outros importantes parceiros”, afirmou. 

As inscrições podem ser feitas pelo site  http://amazonia.ibict.br/ 

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário