sábado, 9 de julho de 2022

A edição deste domingo (10) da Feirinha São Luís, realizada pela Prefeitura de São Luís, marca um ano de atividades da Galeria Trapiche, no quiosque da praça Benedito Leite. Vários artistas maranhenses consagrados já estiveram em exposição, na galeria, aos domingos, e por lá, já foi desenvolvida uma série de atividades de fortalecimento da arte visual e artesanato.

Para o domingo de comemoração será oferecido ao público presente oficina de reutilização da caixa de leite, com a artista Gorety Pereira e contará, novamente, com a presença do caricaturista Nuna Neto. Outra atividade será a Roda de Dança Circular, que é uma dança coletiva que tem o objetivo de integrar as pessoas na roda, fortalecendo a empatia e compreensão mútua.

O secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe, destacou que o domingo será um dia para “celebrarmos nossa arte''. São Luís respira arte e a feirinha é um espaço onde podemos mostrar ao povo maranhense e a todos os turistas a grandiosidade da nossa cultura”

De acordo com o diretor da galeria Trapiche, Uimar Junior, o espaço foi de grande importância para os artistas e, no momento, por conta da pandemia, necessário financeiramente para todos sufocados com a crise. “Com as galerias, tanto Municipal como estadual em reforma e as privadas fechadas, a Galeria Trapiche abraçou todas as artes”, pontua.

Uimar relata que a arte Visual fez uma programação paralela dando oportunidade para as outras artes. “Por aqui tivemos performance, cênica, literatura abrindo espaço para os lançamentos de livros, saraus poéticos, a dança, além de comemorarmos datas importantes como dia da Fundação de São Luís, dia do Orgulho LGBT+QUIA+, dia do Quadrinista do MA, da raça, da capoeira”, disse.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

Na programação musical da Feirinha São Luís, tem Lindalva Lins - a Loba, das 11h30 às 14h, na Praça Benedito Leite. E na Praça João Lisboa, tem Léo Portela, das 11h às 12h30, em seguida, das 12h30 às 14h, tem Luiz Jr, com seu 7 cordas.

A Feirinha São Luís é uma enorme vitrine da cultura e dos costumes do Maranhão e tudo a céu aberto. Por lá tem opções gastronômicas típicas, tem o espaço da Comidinha Agro, além dos lanches e bebidas artesanais e drinks.

O artesanato tem presença forte na Feirinha, o turista, ou o visitante do estado mesmo, podem adquirir, entre outras peças, objetos com a riqueza das fibras de buriti, por exemplo. O espaço tem muita riqueza para ser vista.

A FEIRINHA SÃO LUÍS

A Feirinha de São Luís se firma como uma opção que reúne lazer, cultura e entretenimento para o público da ilha e também para os turistas que circulam pelo Centro Histórico aos domingos. O evento, que acontece de 9h às 15h, está com nova configuração com as atividades descentralizadas.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Liviomar Macatrão, a Feirinha é um espaço consolidado que merece todo apreço e cuidado por todo significado e identidade cultural. "Recebemos diariamente Feedback positivo da população, sobre a forma como conceituamos a disposição dos espaços na feirinha, e isso nos fortalece. A Feirinha São Luís é um espaço que contempla lazer, informação, saúde, arte e por isso é tão importante mantê-la, ela une a nossa gente, ela agrega e conscientiza”, pontua.

A feirinha está construindo a tradição de proporcionar uma dose generosa de cultura e alegria, além de ser um espaço onde artistas, produtores, feirantes, agricultores podem comungar de suas obras e produtos, em um dos locais mais democráticos da cidade. 

0 comentários:

Postar um comentário