quinta-feira, 7 de julho de 2022

A Secretaria Estadual de Turismo participa nesta semana (06 a 08/06) do “VI Encontro da Rede Brasileira dos Observatórios de Turismo” que acontece em Natal, no Rio Grande do Norte.  O evento é realizado em parceria com a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. O objetivo é promover intercâmbio de metodologias de pesquisas na área do Turismo no Brasil e fomentar o conhecimento sobre o tema para estudantes e profissionais do setor.

O Maranhão é representado pela coordenadora do Observatório do Turismo no estado, Letícia Cynara. O observatório é uma rede de dados e informações cuja intenção é de ser um instrumento de planejamento e gestão para o desenvolvimento do turismo, através de pesquisas para formação de políticas públicas ligadas ao setor no Maranhão que atendam ao visitante, trade e comunidade geral.  “Estamos trocando informações, dados e discutindo maneiras de fomentar o turismo no país. É preciso que todos os estados trabalhem em conjunto, cada um desenvolvendo suas potencialidades e trocando estratégias que podem ser adequadas para cada região”, destaca Leticia. 

Entre as palestrantes do evento está a maranhense Ângela Roberta Lucas Leite da Universidade Federal do Maranhão.  Neste ano o encontro debate assuntos pertinentes aos interesses dos afiliados e das seccionais da ABBTUR como piso salarial do turismólogo e a representatividade dos profissionais do turismo diante da política nacional. Ao fim do evento, uma carta será redigida com as metas para o setor. 

“O Turismo no Maranhão é um dos que mais cresce no país, nossas pesquisas dentro do observatório comprovam que quem visita o nosso estado sempre quer voltar. Estamos tendo a oportunidade de mostrar nossa experiência aos colegas depois de dois anos de pandemia”, comemora Letícia. “Os investimentos do estado em infraestrutura como a construção de rodovias, mais recentemente o aeroporto de Barreirinhas, segurança, saúde e a capacitação em todos os níveis do setor tem surtido efeito. Nossa economia cresce todos os meses no turismo. O Maranhã hoje é um dos destinos mais atrativos do país e o reconhecimento vem dos turistas e dos profissionais da área de outras regiões”, pontuou o secretário estadual de Turismo, Paulo Matos.

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário