domingo, 14 de maio de 2023


Com a proposta de fazer um aquecimento para o maior São João do Brasil, o projeto Ensaio Itinerante, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), reuniu, em Paço do Lumiar, brincantes das diversas manifestações culturais do período junino. O evento foi realizado na noite de sábado (13), na Avenida 13 do bairro Maiobão, e teve a participação de grupos de bumba boi, brincantes do cacuriá, de quadrilha junina e de dança portuguesa.

“O governador Carlos Brandão vai fazer o maior São João do mundo e para isso ele tem investido na cultura, pois investir na cultura é investir na nossa sociedade, investir no nosso povo, porque a nossa cultura é ricamente linda e o nosso povo é maravilhoso. Vamos valorizar ainda mais a cultura e hoje [dia 13] estamos fazendo essa linda festa em Paço do Lumiar, esse primeiro Ensaio Itinerante”, destacou o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, que prestigiou o evento.

Entre as atrações que subiram ao palco, estiveram a Companhia Furacão Country, Cacuriá Menina Sapeca, Carimbó de Andrelina, Dança Portuguesa Império de Lisboa, Boi de Upaon-Açu, Boi da Maioba, Boi de Nina Rodrigues, entre outras atrações. As apresentações encantaram o público e parte delas é originária de Paço do Lumiar.

Catarina Brandão, 32 anos, faz parte do Carimbó de Andrelina e aprovou a iniciativa. “Estamos há três anos na jornada do Carimbó de Andrelina e é uma honra muito grande se apresentar aqui, só temos a agradecer. Esse ano é só alegria, o São João sempre é maravilhoso e a gente espera que esse ano seja ainda melhor”, disse.

Já a merendeira Diana Sodré, 39 anos, levou os filhos para participar da apresentação do Carimbó de Andrelina e aproveitou para matar a saudade do São João. “O Governo do Maranhão está de parabéns e é muito bom ver esse incentivo para a cultura, com essa prévia do São João, além de valorizar o município de Paço de Lumiar”, afirmou.

A vendedora Thalya Almeida, 25 anos, também destacou a iniciativa da gestão estadual em realizar prévias da festa junina. “O São João faz parte da cultura do Maranhão e é bem presente, então eu acho maravilhoso esse incentivo à cultura. Também é muito boa essa oportunidade que está sendo dada aos grupos aqui de Paço do Lumiar”, comentou.

Mesmo quem mora em outros municípios da Grande Ilha fez questão de prestigiar o evento em Paço do Lumiar. É o caso do empresário Francisco Martins, 48 anos, que mora no bairro São Cristóvão em São Luís.

“É maravilhoso o trabalho que está sendo feito para a cultura, é bom demais valorizar as tradições maranhenses. Um evento como esse, com apresentação de quadrilha, dança portuguesa, bumba boi, dá chance para todo mundo mostrar o seu trabalho. Esses eventos antecipados são uma grande porta de entrada para o São João que está vindo, e com certeza será o melhor do Brasil”, disse.

Morador de São José de Ribamar, o porteiro Marlisson Almeida, 23 anos, também não perdeu a oportunidade de prestigiar a prévia do São João e aproveitou para levar a mãe, a irmã e a sobrinha.

“Eu gosto muito de São João e essa iniciativa é muito boa, pois a gente já vai entrando no clima e dá para matar um pouco a saudade do período de São João. Eu estou vendo que tem uma boa organização e as atrações são muito boas”, comentou.

O evento também contou com a presença de várias autoridades. Além do secretário Yuri Arruda, esteve presente o secretário de Estado de Articulação Política, Rubens Pereira; o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; e lideranças como o vereador e presidente da Câmara de São Luís, Paulo Victor, e o ex-vereador de Paço do Lumiar, Fred Campos.

Maranhão de Reencontros

As prévias do São João começaram no dia 7 deste mês com o programa Maranhão de Reencontros, que está sendo realizado na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen, em São Luís. A cada domingo deste mês, sempre a partir das 18h, a Concha Acústica receberá uma média de cinco apresentações de grupos de bumba meu boi.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário