quarta-feira, 17 de maio de 2023

Em se confirmando essa retirada, os serviços e cursos oferecidos por essas entidades serão afetados em todo território Nacional.

Entidades e amigos do sistema "S", liderados pela Federação do Comércio, Bens e Serviços do Estado do Maranhão - FECOMÉRCIO/MA, estão mobilizados em campanha contra uma proposta do Deputado Federal José Guimarães (PT-CE), que prevê a transferência de parte dos recursos das entidades para a Embratur, agência que faz a promoção internacional do turismo.

De acordo com o texto de Guimarães, 5% do que for arrecadado pelo Sesc e pelo Senac será destinado para a agência e usado para promover o Brasil no exterior.

As entidades protestaram contra a medida e afirmam que, se aprovado, o projeto vai comprometer atendimentos de serviços oferecidos de graça para a comunidade em todo Brasil, além de fechar muitas unidades do SESC e SENAC, colocando milhares de trabalhadores na rua.

Estima-se, que se for aprovado essa PL, quase R$ 300 milhões de reais deixarão de ser investido em atendimento de, o que provocaria a redução de serviços como: Dentário, recreação, atividades físicas, alimentação, cursos técnicos e de qualificação, turismo, cultura entre tantos outras modalidades de atendimento comunitários gratuitos oferecidos pelo Sesc e pelo Senac.

Como parte da pressão contra a proposta, que já foi aprovada na Câmara dos Deputados e segue para votação no Senado, a Confederação Nacional do Comércio - CNC, Sesc, se mobilizaram em protestos com apoio da comunidade. 

Aqui em São Luís, tanto o Sesc como o Senac pararam suas atividades no dia de ontem (16), e mobilizou um grande contingente de pessoas, sob a liderança do Presidente da Fecomércio,  Maurício Aragão Feijó e os Diretores Regional do Sesc, Sra Rutineia Amaral Monteiro e Ahirton Lopes, com apoio de centenas de servidores das duas casas para um protesto Pacífico e mostrando seus descontentamento com a "PL Petista".

O protesto aconteceu em frente a unidade do Sesc Deodoro e recebeu apoio de alunos, pacientes que fazem terapias no Sesc, alunos de cursos profissionalizante do Senac, artistas, Vereadores de São Luís, Empresários, Entidades do trade turístico maranhense, atletas, jornalistas e outros, que se alternaram em discursos contra a "PL", com palavras de ordem mostrando o quão nociva será, se os dispositivos entrarem em vigor, as atividades do Sesc e do Senac podem ser encerradas em mais de 100 cidades brasileiras, muitas destas, no Maranhão. 


0 comentários:

Postar um comentário