quarta-feira, 26 de julho de 2023

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, reuniu-se de forma virtual nesta terça-feira, 25, com representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) nacional e a chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM), Cristiane Figueiredo, para discutir sobre o ordenamento e definir estratégias da regulação do fluxo de turistas, bem como a determinação do número máximo de visitantes na região do Parque, por meio da capacidade de carga turística.

Durante o encontro virtual, que contou também com as presenças do Gerente Regional Nordeste do ICMBio, Rafael Laia, e de Paulo Farias e Allan Crema, Coordenador e Analista, respectivamente, do setor de Planejamento e Estruturação da Visitação e do Ecoturismo do ICMBio (COEST), foram tratadas também demandas relacionadas a infraestrutura do Parque, como melhorias estruturais do ponto de fiscalização de acesso às lagoas, além da manutenção e a instalação de banheiros no ponto de acesso à escadaria da Lagoa Bonita.

“A Secretaria Estadual de Turismo está à disposição para colaborar no que for necessário na governança do Parque. Vários encaminhamentos foram dados a partir desse primeiro contato e, a perspectiva é avançarmos em comunicação com outros órgãos de governo estadual e municipal, a fim de protegermos e cuidarmos de um dos mais importantes atrativos do estado, que é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses”, destacou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.

Foram acordadas também na reunião outras possíveis ações para a melhoria dos serviços de visitação do parque como a realização de pesquisa de satisfação de visitantes aos atrativos da região, por meio do Observatório do Turismo do Maranhão, além da coleta de amostra da água das lagoas do Parque para constatar as condições de balneabilidade do local, que será realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).    

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM)

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM) foi criado em junho de 1981. Sua área é de 155 mil hectares, dos quais 90 mil são constituídos de dunas livres e lagoas interdunares, e abrange três municípios maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.

O Parque está inserido em uma zona de transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia e é composto de áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica. A unidade apresenta grande beleza cênica, sendo visitada o ano inteiro por turistas de todo o mundo.

Informação: Turismo MA 

0 comentários:

Postar um comentário