Iniciativa busca soluções para reduzir custos e melhorar a produtividade das micro e pequenas indústrias, com foco em transformação digital, sustentabilidade, gestão e Indústria 4.0 e vai injetar R$ 24 milhões em projetos para MPEs
BRASÍLIA - Ele voltou! O Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) foi renovado até 2026. Realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), os projetos do novo ciclo vão priorizar iniciativas em transformação digital, sustentabilidade, governança corporativa e Indústria 4.0. As instituições vão injetar R$ 24 milhões na nova fase do programa.
Os eixos do novo ciclo foram definidos com base nos desafios econômicos e socioambientais do país, com o objetivo de trazer a sustentabilidade para o centro da proposta de valor dos negócios e necessidade de modernização da indústria com a incorporação das novas tecnologias digitais.
O objetivo do Procompi continua o mesmo: encontrar soluções para problemas coletivos das MPEs industriais, com foco na redução de custos e no aumento da produtividade e da competitividade. De 2000 até o último ciclo, que terminou em 2021, o programa já beneficiou mais de 8,9 mil empresas. Cerca de 60% implementaram ações de inovação e 34% reduziram custos.
O gestor do programa no Maranhão, Didier Corrêa Junior, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), participou do Encontro Nacional de Gestores do Procompi, realizado nos dias 8 e 9, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. O evento faz parte da retomada do programa, que foi renovado até 2026.
“Esse encontro é de suma importância, pois proporciona um espaço de troca de experiências, aprendizado e alinhamento de estratégias entre os gestores responsáveis pela implementação do Procompi em cada estado”, afirma Didier Correa.
Os projetos que participam do Procompi são submetidos pelas federações estaduais de indústrias e unidades do Sebrae com objetivo de oferecer capacitação e consultoria para alavancar a eficiência nos negócios. As soluções podem ser para a demanda de um mesmo setor industrial ou multissetoriais guiados por um tema, e devem envolver grupos de 15 a 30 empresas, a depender do tipo de projeto.
NOVIDADE – PROCOMPI DIGITAL - O projeto Procompi Digital tem o objetivo de permitir atender empresas que, pela distância geográfica, não podem participar de todas as ações presenciais além de promover a retomada da competitividade e da produtividade por meio da digitalização. Neste tipo de projeto, poderão ser apresentadas diversas ações de marketing digital, abrangendo consultorias, cursos, palestras, desenvolvimento de sistemas e outras iniciativas, com base nas necessidades específicas das empresas. O foco principal será fornecer conteúdo exclusivo e atualizado sobre as últimas tendências e melhores práticas do marketing digital, visando a atender às demandas empresariais.
Procompi Digital pretende maximizar o potencial das plataformas digitais, melhorar a eficiência na visibilidade online e fortalecer o relacionamento com o público-alvo.
De acordo com a CNI, como premissa para esses tipos de projetos, será obrigatória a inclusão de uma ação relacionada a um diagnóstico 360° como ponto de partida para as demais iniciativas propostas. O material de divulgação do programa explica que esse diagnóstico de marketing digital consiste em um mapeamento abrangente das oportunidades e ameaças presentes no cenário em que a empresa está inserida, considerando todas as áreas relevantes para o projeto.
SAIBA MAIS SOBRE O PROCOMPI - O Procompi é uma parceria entre a CNI e o Sebrae para aumentar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial.
Os projetos são submetidos pelas federações estaduais de indústrias e unidades do Sebrae com objetivo de oferecer capacitação e consultoria para alavancar a eficiência nos negócios. As soluções podem ser para a demanda de um mesmo setor industrial ou multissetoriais guiados por um tema. Os projetos devem envolver grupos de 15 a 30 empresas, a depender do tipo de projeto.
Mais informações sobre a adesão ao Procompi no Maranhão podem ser obtidas pelo telefone (98) 32121860.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário