domingo, 6 de agosto de 2023

Na última quarta-feira, 02 de agosto, o Governo do Estado do Maranhão através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Maranhão Parcerias (MAPA), Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e da Secretaria Geral da Governadoria (SEG), participou em Brasília da Formação de Capacidade para o Clima, REDD+ e Mercado de Carbono, promovida pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

A formação foi marcada pela união de gestores e coordenadores estaduais, que durante todos os dias ficaram imersos em um treinamento cujo o objetivo proposto foi assessorar o Maranhão na estruturação e implantação das políticas do REDD+ e auxiliar no posicionamento estratégico das entidades envolvidas em pautas relacionadas ao meio ambiente em âmbito nacional e internacional.

“A importância desses temas se reflete na crescente preocupação global com as mudanças climáticas e na necessidade urgente de encontrar soluções sustentáveis para a conservação das florestas e a redução das emissões de carbono”, afirma a Superintendente de Economia Verde da SEMA, Marlla Arouche. 

Durante a imersão foram tratados assuntos como: Definição de Estratégias para comercialização de créditos de Carbono, oportunidades e Desafios para o Maranhão entrar nesse mercado, os Impactos sociais dessas ações, assim como todo o sistema de salvaguardas e governança que é parte fundamental nesse processo.

Para o Secretário Adjunto da SEMA, Joabson Júnior a participação na formação foi de extrema importância “ O desenvolvimento sustentável é um dos principais pilares do nosso governo, por isso participar dessa imersão onde foi trabalhado os conceitos e práticas ajuda ainda mais na preparação do nosso estado para o mercado de carbono. Ou seja, o desenvolvimento econômico feito através de baixas emissões de carbono”, afirma. 

Para a Técnica Ambiental, Jane Cavalcante essa reunião foi uma imersão importante para os próximos passos “ Durante a reunião ocorreu um levantamento de pendências, diálogos de fortalecimento institucional conectando com salvaguardas ambientais, regulamentação de legislação e um diálogo mais fortalecido com a MAPA e SEDIHPOP”.

REDD+

O REDD+ é um instrumento desenvolvido pelas Nações Unidas sobre mudanças climáticas para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados relacionados à recuperação e conservação de suas florestas.

O Maranhão é o terceiro estado do Brasil a adotar o REED+, que tem como principal objetivo contribuir com a redução de emissão de gases de efeito estufa, através do desmatamento ou degradação florestal evitada e recuperação das biossistemas florestais para o desenvolvimento sustentável de baixo carbono.

Informação: Sema MA 

0 comentários:

Postar um comentário