São Luís, MA – Na próxima quinta-feira, dia 21 de setembro, a Escola Upaon-Açu, conhecida pela abordagem educacional montessoriana, celebrará o Dia Mundial da Paz com a entrega simbólica do Manto da Paz à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O evento anual representa um compromisso contínuo da instituição de ensino com os valores da paz, harmonia e cooperação global. O Manto da Paz, uma peça artesanal carregada de simbolismo e mensagens produzidas pela comunidade escolar, será entregue em uma cerimônia especial que reunirá estudantes, professores e família.
A Escola Upaon-Açu tem uma longa tradição de promover uma educação centrada na criança, incentivando a independência, a criatividade e a responsabilidade social. A entrega do Manto da Paz à Unesco é um dos momentos mais significativos no calendário escolar, pois demonstra o compromisso da instituição com a promoção da paz a nível local e global.
Escolas Associadas à Unesco – PEA/Unesco
A entrega do Manto da Paz é só um exemplo de ação desenvolvida pela Escola Upaon-Açu para fomentar a Educação de Paz. Graças a um conjunto de iniciativas realizadas sistematicamente ao longo do ano com toda a comunidade escolar, a instituição tem se mantido firme e é a única particular do Maranhão a integrar o Programa Escolas Associadas, da Unesco, do qual faz parte há mais de 20 anos.
As escolas que aderem ao programa devem inserir em seus projetos politicopedagógicos os quatro pilares da Unesco para o PEA: Aprender a Conhecer, Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Fazer. A ideia é que as ações pedagógicas busquem transformações e impactos na sociedade.
“Para além de uma certificação, fazer parte do PEA/Unesco é um reflexo do compromisso da Escola Upaon-Açu com a formação integral e cidadã dos estudantes, o que passa pela transmissão de valores como o respeito, a tolerância e a inclusão”, destaca Elsa Balluz, diretora pedagógica da escola Upaon-Açu.
Qual a origem do Dia da Paz?
O Dia Internacional da Paz foi instituído em 1981 pela Assembleia Geral da Organizações das Nações Unidas (ONU) e marca a importância da união entre povos e nações do mundo inteiro. A celebração tem o intuito de conscientizar as pessoas a se sensibilizarem para a necessidade de paz no mundo e estabelece este como um período de não-violência e cessar-fogo.
Informação: Assessoria de Comunicação
0 comentários:
Postar um comentário