O curso profissionalizante, que teve aula inaugural na última segunda-feira (18/09), será ministrado pelo SENAI e custeado pela Equatorial Energia
SÃO LUÍS – A primeira turma exclusiva de mulheres do Programa Escola de Eletricistas teve sua aula inaugural na segunda-feira (18), na sede da Equatorial, em São Luís. A iniciativa promovida pela distribuidora de energia em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA) tem como objetivo capacitar profissionais para o setor elétrico, abrindo novas oportunidades para o público feminino no mercado de trabalho.
Ao todo, 25 mulheres participam do curso ministrado pelo SENAI com carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas de conteúdo profissionalizante e 112h de comportamental. As alunas ainda recebem ajuda de custo fornecida pela Equatorial durante o período da qualificação.
A coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI-MA, Alessandra Brito, falou sobre o impacto social do programa. “Essa turma formada exclusivamente por mulheres é uma inovação dentro da área que, predominantemente, é desempenhada por homens, e hoje a gente tem a grata participação delas dentro desse processo formativo, ampliando as oportunidades, respeitando mais uma vez todo o processo de inclusão, de equidade, e, sobretudo, do respeito à diversidade, o que dá oportunidade para que elas alcancem sua independência financeira”, declarou.
A Escola de Eletricista é uma chance de mudar a realidade de muitas mulheres que estão desempregadas e não possuem oportunidade para entrar no mundo do trabalho, como é o caso de Ildecilma Silva Ferreira. “No momento sou dona de casa e não tenho renda. A minha expectativa é maravilhosa, estou realizada por ter passado nesse seletivo que me deu a esperança de me tornar uma boa profissional formada pelo SENAI. Sou grata a Deus e vou agarrar essa oportunidade firme e forte para mudar a minha vida”, afirmou.
Por meio da inclusão de mulheres em ambientes predominantes ocupados por homens, abrem-se oportunidades de transformação social, reafirmação do empoderamento e presença feminina no mercado de trabalho, em especial no setor elétrico. O Programa conta com o apoio total do SENAI-MA na qualificação, tornando essa parceria em uma oportunidade para tantas pessoas.
“O SENAI é uma entidade muito respeitada no ramo da educação. Estamos muito felizes com essa parceria, aqui em São Luís e em Imperatriz. Quero agradecer a instituição por ter abraçado essa ideia e em conjunto com a Equatorial ter tornado possível a realização desse grande projeto”, destacou o presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio.
Estiveram presentes no evento a assessora técnica do SENAI-MA, Luciana Ferreira; a gerente da Unidade SENAI Monte Castelo, Luciene Marzano; a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, além de gestores e gerentes da Equatorial.
Escola de Eletricista do Grupo Equatorial:
A Escola de Eletricistas faz parte do E+ Profissional, projeto que compõe a Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Equatorial Energia, e conta com o apoio de Eficiência Energética do Grupo, regulado pela ANEEL. O Programa vem sendo realizado desde 2022 em alguns estados em que a Equatorial atua, com o objetivo de formar novos profissionais do setor elétrico, fomentando capacitação gratuita e geração de emprego e renda.
Nessa jornada a Escola já formou mais de 400 novos profissionais com qualificação para ingressar no mercado de trabalho pelo Programa. No Maranhão, foram duas turmas em São Luís em 2022, com a formação de 47 profissionais, dos quais 50% já estão no mercado de trabalho, em empresas parceiras da Equatorial Maranhão. Em 2023, serão concluídas quatro turmas, sendo duas em São Luís (uma delas formada 100% por mulheres) e duas em Imperatriz, totalizando mais de 100 alunos capacitados.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário