sexta-feira, 27 de outubro de 2023

A funcionária da Azul, Joelly Borba, 36, nasceu na cidade de Encanto, a 400 km da capital Natal, no Rio Grande do Norte e hoje atua como gerente operacional de aeroporto na empresa aérea paulista. Ela é uma das “Vitoriosas” da companhia, um grupo de nove mulheres que compartilham histórias de coragem e conscientização sobre o câncer de mama durante o mês de Outubro Rosa.

“Minha infância foi vivida no interior, cercada por uma família grande, composta por seis irmãos e nossos cachorros. Entretanto, desde cedo, senti uma inquietação, um desejo de voar mais alto. Comecei a trabalhar aos 16 anos em um programa chamado ‘Jovem Guia de Turismo’, atendendo os visitantes que chegavam ao aeroporto. Esse trabalho me levou a cursar a faculdade de turismo e iniciar uma carreira de 20 anos em companhias aéreas. Em 2011, casei, tive um filho e construí minha família no Recife. Aos 34 anos, cheguei à minha melhor fase, mas fui surpreendida pelo diagnóstico de câncer de mama. Nunca imaginei que poderia acontecer comigo”, relembra Joelly

A gerente conta que sempre manteve um acompanhamento médico regular e realizava exames de rotina, nos quais ocasionalmente eram detectados nódulos, que até então eram benignos. Em uma dessas ocasiões, a biópsia indicou que o nódulo era maligno. Tratava-se de um câncer agressivo que não tinha origem hormonal nem genética.

“O primeiro sentimento que surge é o desespero e o medo. A palavra ‘câncer’ é assustadora e carrega um peso muito grande. Por isso, é essencial cuidar da saúde mental e lembrar que as chances de cura são de 95%,” afirmou.

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O tratamento teve início durante a pandemia e envolveu sessões de quimioterapia, uma cirurgia e radioterapia. Joelly decidiu continuar trabalhando, pois acreditava na importância de permanecer ativa. Em apenas um ano, ela recebeu o diagnóstico de cura.  

“Minha mãe sempre foi um exemplo para mim, especialmente no que diz respeito à força, delicadeza e inteligência das mulheres. No entanto, aprendi que, mesmo sendo forte, podemos enfrentar momentos difíceis, e nesses momentos, manter a esperança é essencial. Nesta campanha, a minha mensagem é que tudo passa. A rotina, o cabelo, os cílios, a sobrancelha, tudo isso retorna e até melhor do que antes. É uma transformação. Hoje, me sinto mais bonita e encontro felicidade nas coisas simples da vida como caminhar e conversar com amigos”, explicou a gerente.

Na Azul, Joelly vai compartilhar sua mensagem por meio de discursos a bordo, atuando como porta-voz da campanha e participando de vídeos institucionais. Este é o 13º ano consecutivo em que a companhia se engaja nessa causa. Além da mensagem tradicional “Quem se Cuida, Voa Mais”, a campanha apresenta o novo lema “Tem Muito Azul na Vida Depois do Diagnóstico”.

Informação: Aeroin 

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