Nas ações itinerantes, foram realizados cursos gratuitos, palestras, visitas técnicas e reuniões.
Em 2023, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) potencializou as ações de desenvolvimento do setor turístico e a capacitação mão de obra nos municípios maranhenses. Durante o ano, por meio do Programa Expedições de Turismo, foram visitados 61 municípios dos nove polos turísticos. As ações itinerantes ofertaram cursos de qualificação profissional, cadastros de empreendimentos do setor, reuniões com gestores municipais e trade, além de visitas aos atrativos e sensibilização de crianças e adolescentes com palestras sobre o combate à exploração sexual dentro do segmento do turismo.
A Superintendência do Programa de Regionalização do Turismo do Maranhão calcula a participação de 875 participantes nas reuniões com gestores públicos, trade turístico, e representantes das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) e Conselhos Municipais de Turismo (COMTUR) dos polos turísticos maranhenses.
Em paralelo aos encontros com gestores, a Superintendência de Regionalização visitou 179 atrativos turísticos para realizar um levantamento e elaborar um relatório técnico, com o objetivo de criar roteiros integrados entre os municípios que compõem os polos.
“Este ano, fechamos com êxito todas as etapas das Expedições de Turismo. A Setur-Maranhão visitou não apenas os municípios que estão inseridos no Mapa do Turismo, como também, as cidades que demonstraram interesse em receber nossas ações. Assim, em 2024, o programa que desenvolve inúmeras ações de melhorias da cadeia turística do Maranhão avança para a próxima etapa. Não iremos parar por aí. Seguimos com olhar atento para levar oportunidades a todos os cantos do nosso estado”, avaliou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.
O Cadastur foi outro programa que desenvolveu várias ações importantes durante as Expedições de Turismo. Em 2023, o programa realizou 120 visitas técnicas a empreendimentos turísticos para atualização cadastral dos estabelecimentos e aplicou questionários para avaliar os padrões de atendimento e comparar com as informações fornecidas ao sistema. A medida garante que os locais cadastrados atendam aos pré-requisitos necessários.
Enquanto isso, a Superintendência de Qualificação Profissional ofertou 14 cursos gratuitos de capacitação e qualificou mais de 3 mil alunos, visando o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo nas cidades. Os cursos de Qualidade no Atendimento para Bares e Restaurantes, Técnicas de Comercialização e Vendas no Artesanato, Boas Práticas para Manipulação de Alimentos e Mídias Sociais para Promoção no Turismo, foram os cursos mais procurados e ofertados nos municípios. Ao término das capacitações, os alunos receberam certificados gratuitamente.
Também, por meio da Superintendência de Qualificação Profissional, a Setur-MA sensibilizou mais de 5. 600 pessoas com palestras educativas sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes em ambientes ligados à atividade turística. A ação educativa faz parte do programa Mais Infância, Mais Turismo, que realiza palestras, abordagens explicativas nos estabelecimentos direcionadas aos funcionários, clientes e hóspedes, assim como entrega e expõe material informativo como cartazes, adesivos e bottons em áreas de fácil visibilidade para coibir esse tipo de crime.
O superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA, Antônio Castro, ressaltou que o número de pessoas qualificadas ou sensibilizadas traduz o sucesso do planejamento das Expedições de Turismo deste ano.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados, com a adesão e a participação da população nas ações da Expedição de Turismo. O interesse em aperfeiçoamento faz com que os moradores contribuam no desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo em suas regiões”, destacou o superintendente.
Outro que se disse satisfeito pelas ações da Setur-MA nas Expedições de Turismo foi o presidente da Instância de Governança Regional (IGR) do Polo Chapada das Mesas e secretário Municipal de Turismo de Estreito, Jackson Pereira. De acordo com o presidente da Instância, as ações das Expedições sinalizaram que o Governo do Estado tem investido no Turismo e na melhoria das potencialidades turísticas das cidades.
"Quero agradecer e parabenizar ao governador Carlos Brandão e à secretária Socorro Araújo pelas ações em prol do turismo no Maranhão. Somos testemunhas da atenção que a Setur-MA demostrou pela nossa região, em 2023, com o objetivo de desenvolver o turismo nos municípios que compõem o Polo Chapada das Mesas", revelou Jackson Pereira.
Informação: Turismo MA
0 comentários:
Postar um comentário