A iniciativa do PSAI proporcionou orientação e estratégias para a entrada no mercado de trabalho de forma inclusiva
CAXIAS - O município de Caxias foi palco neste último fim de semana do “I Workshop de Orientação Profissional e Ingresso no Mercado de Trabalho” promovido pelo Programa SESI SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), no Auditório do SESI.
O objetivo do evento foi proporcionar orientação e estratégias para adentrar ao mercado de trabalho de forma assertiva. Foram abordados temas como a elaboração de currículo, técnicas para entrevistas de emprego e esclarecimentos sobre o Benefício de Prestação Continuada (LOAS). A iniciativa visou capacitar e guiar indivíduos de diversos setores da sociedade, criando oportunidades para todos.
O Workshop contou com a presença de alunos do ensino médio do SESI Caxias e membros de organizações não governamentais comprometidas com a inclusão social. A diversidade foi representada por parceiros como a Pastoral da Criança, Associação dos Deficientes Físicos de Caxias - ADEFIC, Associação de Gays, Lésbicas e Profissionais do Sexo de Caxias - AGLEPS, Associação dos Surdos de Caxias, Associação dos Deficientes Visuais na Região dos Cocais – ADVIRC, e representantes de comunidades quilombolas, terreiros, negros e ciganos.
A secretária escolar do SENAI de Caxias, Ivanize Lima, destacou a importância de a sociedade civil organizada promover eventos que capacitem e incluam por meio do trabalho. “Foi uma manhã repleta de trocas de conhecimento e inclusão social, onde ideias foram compartilhadas para futuros encontros. Eventos como esse colaboram para a promoção contínua da igualdade social em Caxias”, destacou
A gerente do SESI de Caxias, Deliane Mendes, agradeceu a participação de todos e ressaltou a felicidade da instituição em promover o Workshop. “É uma alegria muito grande sediar um evento tão belo e significativo, reforçando o compromisso do SESI Caxias com a integração e o desenvolvimento da comunidade. Obrigada a todos que participaram e contribuíram para o sucesso do Workshop”, afirmou.
PSAI - O Programa tem por objetivo incluir alunos com necessidades educacionais especiais, atendendo variadas vertentes, que envolvem cor/etnia, gênero, idosos, altas habilidades, condutas típicas e pessoas com deficiência, promovendo qualificação profissional e garantindo que todos tenham a mesma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.
O Programa ainda auxilia as indústrias a cumprirem a Lei de Cotas em seu quadro de pessoal, além de orientar a ambientação destes novos profissionais em seus locais de trabalho.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário