quarta-feira, 20 de março de 2024

Com o apoio do Sebrae - MA, o Cazumbá esteve presente na Feira Internacional de Destinos Inteligente (FIDI) que aconteceu nos dia 17 a 19/03, na cidade de Curitiba (PR). 

O evento foi um encontro de autoridades públicas, profissionais e empresas líderes de todo o mundo que compartilharam experiências e conhecimentos sobre o modelo de Destino Turístico Inteligente.

Os presentes na FIDI 2024 puderam participar de várias palestras e cursos de formação em DTI, certificado pela Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), da Rede Ibero-americana de Destinos Turísticos Inteligentes. 

Todos os cursos, palestras e capacitações foram gratuitas para agentes, gestores de toda a América Latina, especialmente, para os gestores públicos vinculados aos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), com novas abordagens para a gestão e planejamento de destinos.

A FIDI, mostrou a importância do planejamento estratégico como instrumento para auxiliar o desenvolvimento harmônico das unidades que compõem a estrutura organizacional de todo destino turístico inteligente.

Sua principal função é estabelecer as políticas e estratégicas para orientar as ações futuras, identificando os desafios a serem superados, para garantir uma atuação eficaz, responsável do turismo e seu crescimento sustentável e inclusiva.

Para tanto, foi apresentado, várias ferramentas/APP,s desenvolvidas especialmente para informar os ganhos dessa nova forma de se trabalhar com o turismo inteligente, sustentável e participativo, com estratégias, elaboradas de forma coletiva, delineados pelos colaboradores, formados por entidades governamentais, entidades de classe, fundamentados em suas experiências, conhecimentos, aprendizados.

Dessa maneira o DTI, busca assegurar que as políticas públicas estaduais de turismo, alcancem resultados efetivos e se consolidem conforme esperado, sendo o bem-estar sustentável dos destinos e das comunidades.

Como o DTI do Maranhão estão se articulando?

Na prática, o tema ainda é novidade para muitos dos profissionais que trabalham o turismo maranhense. Mas, sob a liderança do Sebrae, já se trabalha as suas governanças, incorporando inovação, experiência, sustentabilidade e marketing em seus modelos de desenvolvimento.

As parcerias e iniciativas variadas, incluem o setor público, privado e as comunidades locais. A cidade de São Luís, por intermédio da secretaria de turismo da capital já trabalha o turismo inteligente, sendo mais responsável na gestão de seus projetos, impactando positivamente a qualidade de vida dos moradores da capital e dos turistas da ilha, gerando experiências memoráveis aos seus visitantes.

Urge

Portanto, as cidades precisam trabalhar também a tecnologia, inovação de dados. Dessa maneira criar-se-á oportunidades, mais assertivas, por intermédio do turismo inteligente, gerando, desafios, oportunidades, produtos e serviços inclusivos e sustentáveis ofertados pelos pequenos negócios.

* "O implemento de um novo modelo de marketing e Inovação;

* Implantar um novo modelo de gestão turística ao nível estadual, bem como, o fortalecimento da gestão descentralizada e participativa;

* Implantar um novo sistema de informações estratégicas para o setor;

* Eventos promovidos em espaços públicos com ações integradas dos negócios de alimentação, artesanato e economia criativa;

* Indicadores positivos de avaliação dos destinos e dos pequenos negócios nas plataformas digitais;

* Pequenos negócios e destinos presentes em diversas plataformas digitais com as suas informações atualizadas;

* Volume de negócios ampliado;

* Encontros de negócios e similares que resultaram em negócios entre ofertantes e compradores;

Tomada de decisão dos destinos e dos pequenos negócios, baseada em análise e inteligência de dados".


Entidades e convidados que compuseram a Missão FIDI 2024 — Maranhão:

Um grupo, com representantes do Sebrae, (Flávia Nadler/líder da missão e Gilson Meneses); Fecomércio (Max Medeiros);  Fiema / Conselho Municipal de Turismo de São Luís, (Robson Panete); ABIH Barreirinhas, (Marcos Figueroa); Instância de Governança do Polo São Luís, (Biné Amado); Sehama (Alysson Soares); Aslit (Walternor Silva); Secretária de Turismo de Barreirinhas, (Mary Lençóis); Restaurante Senac,  (Gabriela Vasconcellos); ABAV (Sandra Miranda), jornalistas Laurene Leite (Sebrae), Reginaldo Cazumbá. Ainda, Secretaria de Estado do Turismo (Leopoldo); Secretaria de turismo de São Luís (Saulo Santos, Brenda Leite, Gisele Polanki) e Flávia Cantalamessa.

Veja mais fotos:










0 comentários:

Postar um comentário