O governador Carlos Brandão e parlamentares federais listaram demandas tanto de novos voos e quanto de opções de horários. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também estiveram no encontro
O Ministério do Turismo promoveu, nesta terça-feira (19.03) um encontro entre o governador do Maranhão, Carlos Brandão, e representantes da bancada federal do estado com as companhias aéreas. Também estiveram presentes na reunião, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. O objetivo foi apresentar demandas para ampliar e diversificar a malha aérea no estado nordestino, que conta com um enorme potencial turístico e atrai visitantes de todo o mundo.
Ao iniciar a fala na audiência, o ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou o esforço do Governo Federal em promover o aumento e a melhoria da conexão aérea em todo o país, tanto para voos domésticos quando para os internacionais que chegam ao país. “Ano passado conseguimos ampliar a oferta para a alta temporada com 94 novos. Porém, o Maranhão não foi contemplado nessa ação e temos recebido relatos sobre a malha aérea do estado, a pouca frequência e horários bastante inóspitos. A nossa intenção é, a partir do cenário da aviação em relação ao estado, pensarmos juntos em alternativas que possam ampliar e diversificar os voos para cidades maranhenses”, explicou.
Um dos pedidos apresentados pelo governador do Maranhão foi o de implantar um voo internacional na capital São Luís. O local ainda não conta com essa opção importante para atrair turistas estrangeiros. “São Luís já é Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco e o Parque dos Lençóis Maranhenses concorre ao título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Estamos muito otimistas e temos procurado preparar o estado para o futuro. Sei que existe programação e estudo, mas quero reforçar que temos total interesse em ser parceiros para ampliar essa conectividade no estado”, reforçou o governador Carlos Brandão.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância de ampliar a conectividade para potencializar a divulgação dos destinos turísticos brasileiros para o mundo. “A Embratur tem trabalhado em parceria com os Ministérios de Portos e Aeroportos e do Turismo, para ampliar as conexões do Brasil com o mundo, e assim, aumentar a presença de turistas internacionais no nosso país. Estamos com uma série de campanhas em mercados estratégicos, como os países da América do Sul, Estados Unidos e da Europa, mostrando a diversidade de experiências que os nossos destinos oferecem”, explicou Freixo.
Além da demanda internacional, a Bancada Federal também apresentou a necessidade de ampliar as opções de voos domésticos ligando o estado a capitais importantes como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que é do Maranhão e participou do encontro, alertou que o estado tem atraído cada vez mais turistas. “A retomada da economia já é realidade no país e o Maranhão vem crescendo bastante e investindo muito no setor da cultura e no turismo. A gente enxerga que temos capacidade de estar ofertando mais do que temos ofertado hoje e a ampliação da conexão aérea é de extrema importância”, completou o ministro que também pediu o retorno de um voo diário no início da manhã que ligue a capital maranhense a Brasília.
Ao final da reunião, o ministro Celso Sabino pediu que as empresas aéreas enviem para a área parlamentar e a Secretaria de Infraestrutura Turística do MTur a viabilidade técnica para todas demandas apresentadas. O ministro se comprometeu em levar as informações apresentadas aos representantes do estado e criar soluções conjuntas para avançar na ampliação de voos no Maranhão.
Informação: Ministério do Turismo
0 comentários:
Postar um comentário