terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Seis talentos do SENAI intensificam preparação para a etapa nacional, com foco na WorldSkills Internacional

SÃO LUÍS – A etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento Seletiva Estadual WorldSkills Maranhão 2024, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), foi uma demonstração de talento, inovação e técnica. Realizada na semana passada na unidade do SENAI Monte Castelo, em São Luís, a competição reuniu 21 jovens de diversas regiões do estado em seis ocupações profissionais.

Os competidores demonstraram habilidades excepcionais nas áreas de Instalações Elétricas Prediais, Panificação, Confeitaria, Tecnologia da Moda, Tecnologias Web e Desenvolvimento de Aplicativos Móveis. Os alunos vencedores da etapa estadual agora têm a oportunidade de representar o Maranhão na fase nacional da WorldSkills 2025, que acontecerá em agosto com local ainda a ser definido.

RUMO À FASE NACIONAL- Na categoria Instalações Elétricas Prediais, João Victor Freitas Matos, do SENAI Raimundo Franco Teixeira, São Luís, levou o primeiro lugar. “Foi uma grande oportunidade para mostrar minhas habilidades e aprender com os outros competidores. Agora, o foco é a preparação para a próxima fase", disse João Victor.

Em Desenvolvimento de Aplicativos Móveis, Mahyanna Pereira, do SENAI São Luís, ficou em primeiro lugar. “A competição me ajudou a aprimorar minhas habilidades e agora a preparação será voltada para alcançar algo maior”, afirmou Mahyanna.

Isabelly Cristina Ferreira, do SENAI São Luís, venceu na categoria Panificação e compartilhou sua experiência: “Essa competição foi um teste de resistência, mas estou pronta para o próximo desafio.”

Na modalidade Tecnologia da Moda, Kerliane Viveiros Lopes, também do SENAI São Luís, destacou: “A competição me desafiou a pensar criativamente e estou motivada para a fase nacional.”

Na área de Confeitaria, Thais de Oliveira Simião, do SENAI Imperatriz, obteve o primeiro lugar. "Estou ansiosa para representar o Maranhão na etapa nacional", afirmou Thais.

Por fim, a ocupação Tecnologias Web teve como vencedor Guilherme B. Da Silva Aguiar, do SENAI Balsas. Ele comentou: “Agora, a preparação para a etapa nacional será intensa, mas estou confiante para os próximos passos."

O evento foi um reflexo do compromisso do SENAI com a formação de profissionais altamente qualificados para as demandas do mercado de trabalho, principalmente nas áreas mais estratégicas, como tecnologia e inovação.

O delegado técnico da WorldSkills Maranhão, Marcos Cruz, comentou sobre o sucesso do evento. "O desempenho dos nossos alunos foi excepcional e reforça o papel do SENAI na formação de profissionais de ponta. Estamos confiantes de que os vencedores representarão o Maranhão com excelência na etapa nacional e, futuramente, na WorldSkills Internacional."

PRÓXIMOS PASSOS - Agora, os jovens talentos do SENAI Maranhão se preparam para a fase nacional da competição, que ocorrerá em 2025. Com mais de 1.650 competidores de todo o Brasil, a disputa definirá os campeões nacionais, que terão a oportunidade de representar o Brasil na WorldSkills International em Xangai, na China.

A expectativa é alta para que os competidores maranhenses mostrem todo o seu potencial, superando desafios e se destacando entre os melhores do país. A partir de agora, inicia-se uma nova fase de treinamentos intensivos, com o objetivo de alcançar o mais alto nível de excelência e garantir um lugar na competição internacional.

SOBRE A OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO - A Olimpíada do Conhecimento é um evento promovido pelo SENAI a cada dois anos, com o objetivo de identificar e reconhecer os melhores alunos em diversas áreas técnicas, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho e as exigências internacionais.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário