A opinião é do engenheiro Edilson Caldas, do SENAI - DN, que participou de evento realizado em São Luís
SÃO LUÍS – Edilson Caldas, gestor nacional de parcerias tecnológicas e educacionais do SENAI Departamento Nacional, abordou a importância da segurança na reparação e manutenção de veículos híbridos e elétricos durante a Expo Mecânica Maranhão 2024. Na palestra, o engenheiro mecânico e mestre em Engenharia de Comunicação e Tecnologia da Informação, enfatizou a necessidade de conhecimento técnico para garantir a segurança tanto na operação quanto na manutenção desses veículos.
Durante a palestra, ele procurou desfazer alguns mitos sobre veículos híbridos e elétricos, como a ilusão de que corrente contínua não dá choque e que baterias de veículos elétricos têm maior tendência a incendiar. Caldas destacou os desafios da infraestrutura de recarga para a expansão do mercado de veículos elétricos e a importância da formação de profissionais qualificados para lidar com as novas tecnologias.
O SENAI, informou ele, está investindo em capacitações e certificações para eletricistas, adaptando-os às demandas da indústria, como a integração de eletropostos (postos de recarga de veículos) em redes de internet. Ele ressaltou também a responsabilidade do usuário em buscar mecânicos certificados, a fim de evitar riscos e processos legais em caso de acidentes.
SOB MEDIDA COM INOVAÇÃO – Com certificação internacional nível 3 em manutenção de veículos elétricos pela Tüv Rheinland e especialização em manutenção de veículos eletrificados pela Universidade de Weber – Utha, USA, Caldas falou da necessidade de criação de qualificações profissionais que acompanhem as transformações tecnológicas. “Os bootcamps combinam qualificação técnica com inovação, resultando em projetos que resolvem problemas reais das empresas e facilitam a contratação de profissionais qualificados”, exemplificou.
Aliado ao atendimento de demandas sob medida e com inovação, as novas qualificações combinam diferentes iniciativas, como o Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), para criar soluções personalizadas e atender às demandas do mercado, promovendo a inclusão de grupos como pessoas trans. “Essa preocupação com a diversidade demonstra o compromisso do SENAI em promover a igualdade de oportunidades e contribuir para um mercado de trabalho mais inclusivo”, explicou. A criação de novas ofertas personalizadas para empresas, atendendo às suas necessidades específicas, permite uma formação mais completa e direcionada, preparando os profissionais para os desafios do mercado de trabalho.
Um outro exemplo é a combinação de um curso de Cloud com o programa Saga, resultando em um programa completo que prepara os participantes para as demandas da área de Tecnologia da Informação. “Esse tipo de iniciativa demonstra a flexibilidade do SENAI em adaptar seus programas e criar soluções sob medida para as empresas”, frisou o Gestor Nacional de Parcerias Tecnológicas Educacionais com a Indústria e de Projetos Estratégicos de Educação Profissional do SENAI -Departamento Nacional.
A visão de Caldas para o futuro da educação profissional é focada em soluções personalizadas e inovadoras. Ele acredita que o SENAI deve ir além da oferta de cursos tradicionais e atuar como um parceiro estratégico das empresas, desenvolvendo programas que atendam às suas necessidades específicas e contribuam para o seu crescimento. Essa abordagem proativa e focada em soluções é essencial para preparar os profissionais para os desafios do futuro do trabalho.
Informação: Fiema
0 comentários:
Postar um comentário