Durante o ano, foram visitadas mais de 20 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, alertando sobre o tema.
A importante ação de sensibilização e conscientização para a população e turistas sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, o Programa “Mais Infância, Mais Turismo”, da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) alcançou números significativos em 2024. Somente este ano, o programa sensibilizou mais de 3.900 crianças e adolescentes, através de palestras educativas sobre o tema, despertando nelas o conhecimento sobre como se proteger, prevenir ou denunciar o abuso sexual infanto-juvenil, assim como qualquer violência desse tipo, especialmente, no setor de turismo no estado.
O trabalho educativo realizado por meio da equipe técnica da Superintendência de Qualificação Profissional da Setur-MA visitou mais de 20 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino no Maranhão, com mensagem preventiva. Na palestra de duração de 40 minutos, os estudantes das séries iniciais até o terceiro ano do Ensino Médio recebem banners e outros materiais informativos sobre o tema, além de serem orientados sobre como agir diante de uma tentativa ou ato de violência ou abuso sexual.
O programa tem como objetivo desenvolver ações de prevenção e mobilização para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em todos os polos da atividade turística no estado. Foi mais um ano em que, graças aos esforços e empenho da nossa equipe, conseguimos obter êxito em relação à problemática desse tema, encarando a missão com bastante seriedade e responsabilidade. A mobilização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é fundamental. O Programa não só conscientiza estudantes, professores e profissionais do setor turístico sobre o tema em questão, mas também contribui para que toda criança e adolescente tenha assegurado o direito ao crescimento seguro”, destacou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.
Mônica Beatriz Alves, diretora da escola municipal Professor Ezelberto Martins, uma das escolas visitadas pela equipe técnica da Setur-MA, localizada no bairro Vila Sarney, zona rural de São Luís, destacou a ação educativa e a importância do debate sobre o tema no ambiente escolar.
“Esse tipo de palestra é de muita importância para que os alunos sejam conscientizados e saibam o que fazer diante de algum fato que possa ocorrer contra eles ou contra algum conhecido deles. Vivemos tempos em que a comunidade infanto-juvenil, por conta do crescimento das redes sociais, ficam mais vulneráveis a certas condutas criminosas de aliciadores e estupradores, dentro e fora da internet”, alertou a diretora.
Ações conjuntas com algumas instituições parceiras como a Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), Ministério Público do Maranhão (MP-MA), Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), Conselho Tutelar e Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef) também foram desenvolvidas pela Setur-MA durante o ano, entre elas a campanha do 18 de maio, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infantil.
Na ocasião, foram debatidas ações em conjunto com essas instituições para resguardar os direitos da infância.
Blitz "Mais Infância"
Outra forma de sensibilização realizada pela Setur-MA para promover a conscientização sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes é por meio da blitz “Mais Infância”, ação que tem como público alvo agentes de turismo, trabalhadores dos setores de hotelaria, agências, operadoras de turismo e receptivo, além de pessoas que possam colaborar como multiplicadores na prevenção.
Nessa dinâmica, a Setur-MA realizou em 2024 a blitz educativa durante o carnaval, no circuito da Avenida Litorânea, nas festividades juninas do arraial do Ipem e, ao longo do ano, visitou alguns empreendimentos turísticos da capital e do interior do estado.
Também ocorreu conscientização a bordo, no Ferry Boat, e mobilização nos Terminais de Ponta da Espera e Cujupe, cenários de alto fluxo de passageiros nos terminais hidroviários e considerados ambientes propensos a situações de vulnerabilidade.
Durante a ação, a passageira Maria Romilda Ferreira, que embarcava para São Luís, reconheceu o benefício da iniciativa para a sociedade. “É essencial que as pessoas fiquem bem informadas e que possamos proteger nossas crianças, nossos filhos e netos. Muitas vezes, as pessoas ignoram esse problema que, infelizmente, ainda ocorre, até mesmo dentro de casa”, disse a passageira.
A coordenadora do Programa “Mais Infância, Mais Turismo”, Wanda Bittencourt, frisou o impacto positivo das ações do programa, durante o ano de 2024, e os reflexos da continuidade da iniciativa.
“Ao longo deste ano conseguimos, em trabalho conjunto com a Superintendência de Lençóis e Delta, além de outros parceiros, sensibilizar quase quatro mil crianças e adolescentes, por meio de ações educativas e de palestras realizadas em escolas públicas. Na ocasião, debatemos a respeito da soma de esforços para desenvolvermos ações com algumas instituições para assegurar que os direitos dessa parcela da população sejam garantidos. Desta forma, o programa vem se consolidando como uma iniciativa de grande impacto social, com ações voltadas para conscientização sobre a importância da proteção infantil no contexto do turismo”, destacou a coordenadora.
0 comentários:
Postar um comentário