segunda-feira, 14 de julho de 2025

A festa está marcada para o próximo sábado (19) com programação especial e aberta ao público na sede do Boi de Iguaíba

MARANHÃO — O projeto "Amo, Poeta e Cantador”, idealizado pelo artista plástico e grafiteiro Gil Leros, retornou em junho deste ano para uma nova etapa. Além do primeiro, outros nove murais de graffiti serão criados em 5 cidades do Maranhão. O segundo mural será uma homenagem ao mestre Zé Alberto, cantador do Bumba Meu Boi de Iguaíba, um dos mais tradicionais bois de sotaque da ilha/matraca.

Zé Alberto, conhecido como "Leão Devorador", é cantador e compositor do Bumba Meu Boi de Iguaíba. Ele é considerado Mestre da Cultura Popular desde 2019 e é uma figura central na história do grupo, cuja origem remonta de 1852. Homenageá-lo é uma forma de celebrar a vida, a obra e o legado de grandes amos, poetas e cantadores do bumba meu boi maranhense.

Sobre os diversos fatores que revelam a importância do projeto, o idealizador e artista plástico Gil Leros comenta: “Um dos pontos mais relevantes é o fato de que o Amo, Poeta e Cantador insere na paisagem geográfica o rosto do povo que faz o Maranhão ser o que é, do povo que construiu a identidade do maranhense”.

O mural da memória em homenagem a Zé Alberto e desenhado por Gil Leros, entre os dias 10 e 12, terá uma culminância no dia 19 de julho: é a festa de inauguração do mural, com uma programação especial aberta ao público. A festa está programada para iniciar às 18h, na sede do Boi de Iguaíba, com solenidade de inauguração, exibição do documentário “Amo, Poeta e Cantador” (2021), apresentação do boi e vasta programação.

Saiba mais sobre o projeto:

“Amo, Poeta e Cantador” nasceu em 2015 como uma forma de conectar a cultura popular maranhense e a arte urbana. De lá pra cá, 17 murais homenagearam 16 mestres, amos, poetas e cantadores do Bumba Meu Boi, transformando muros, pontes, praças, escolas de sedes de bois  ao redor do Maranhão em verdadeiros monumentos da nossa identidade cultural.

O projeto é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio do Bumba Meu Boi da Floresta e realização da Pretah Consultoria e Projetos, Maais Arte, Ministério da Cultura e Governo Federal.


SERVIÇO

O QUÊ: Festa de Inauguração do mural da memória "Zé Alberto", do Bumba Meu Boi de Iguaíba

QUANDO: 19 de julho, sábado, a partir das 18h — Festa de lançamento do mural no Boi de Iguaíba

ONDE: Sede/Barracão do Boi de Iguaíba — Avenida Principal, Iguaíba, Paço do Lumiar.

PROGRAMAÇÃO: Exibição do curta-documentário “Amo, Poeta e Cantador” (2021), apresentação do Boi de Iguaíba e muito mais.

ENTRADA: Atividade com entrada gratuita

Informação: Assessoria de Imprensa 

0 comentários:

Postar um comentário