terça-feira, 1 de julho de 2025

O projeto “Diálogos sobre o Patrimônio Mundial Natural” incentivou o protagonismo juvenil em ações voltadas ao turismo responsável no Parque Nacional.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) encerrou no último sábado, 27, uma extensa programação de atividades educativas por meio do projeto “Diálogos sobre o Patrimônio Mundial Natural”, que teve o intuito de incentivar o uso sustentável do Parque Nacional dos lençóis Maranhense (PNLM).

Entre os dias 25 e 28 de junho, a equipe da Superintendência de Qualificação Profissional da Setur-MA, esteve em Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, municípios que compõem o Polo Lençóis e Delta, sensibilizou 1.974 crianças e adolescentes com palestras e outras atividades sobre os temas “Patrimônio, Turismo e Sustentabilidade”, tendo como público-alvo alunos do Ensino Fundamental de escolas municipais e do Ensino Médio da rede estadual, bem como professores, gestores e colaboradores das unidades escolares.

As ações realizadas em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e a Coordenação Estadual do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses buscaram promover a sensibilização e o fortalecimento do sentimento de pertencimento em relação ao patrimônio ambiental e cultural da região dos Lençóis Maranhenses.

Durante as palestras, a equipe técnica da Setur-MA apresentou um vídeo institucional com a personagem de animação Duna e outro sobre as etapas de escolha dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

De olhos atentos, os alunos assistiram as apresentações sobre a importância de incentivar o protagonismo juvenil em ações voltadas à conservação e ao turismo responsável. Ainda durante as palestras, os alunos participaram de dinâmicas para promover a reflexão sobre as práticas e uso sustentável do meio ambiente.

Paralelamente às palestras com os alunos, foram também realizadas reuniões com professores, gestores e colaboradores das unidades escolares sobre a importância de trabalhar em sala de aula a importância da preservação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e do meio ambiente.

“A Setur-MA está com esse projeto que visa fortalecer nossa consciência ambiental para preservar o nosso patrimônio natural mundial, os Lençóis Maranhenses. As crianças e os jovens precisam conhecer sobre a importância desse patrimônio para que eles possam preservar e usufruir de forma sustentável. É preservando que mantemos a força da cultura e da natureza e garantimos que os Lençóis Maranhenses sejam um atrativo gerador de emprego e renda por um longo tempo”, explicou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.

Para o superintendente de Qualificação Profissional, Antônio Castro, a iniciativa do projeto Diálogos Sobre o Patrimônio Mundial Natural visa sensibilizar e busca promover o uso sustentável do território reconhecido pela Unesco.

“Os Lençóis Maranhenses já foram reconhecidos patrimônio mundial natural pela Unesco. Infelizmente essa informação ainda não é conhecida pelas pessoas que residem na região. Dessa forma, o projeto tem o intuito de levar essa informação e incentivar o protagonismo da sociedade em geral sobre as ações voltadas à conservação e ao turismo responsável no local. É necessário que a população tenha responsabilidade e se faça parte dessa ação em prol da sustentabilidade”, disse Antônio Castro.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Domingos Carvalho, em Barreirinhas, Socorro Maravalha, destacou as ações educativas da Setur-MA como de grande importância para o fortalecimento da consciência ambiental entre os alunos.

“Quero parabenizar a Secretaria Estadual de Turismo pela iniciativa de promover esses diálogos sobre um tema de grande relevância para os alunos que moram nessa região dos Lençóis. Esse tipo de ação é muito importante pois estimula desde cedo entre as crianças e adolescentes uma mentalidade de preservação do meio ambiente. Esse tipo de aprendizado faz com que os jovens se sintam mais responsáveis e se interessem mais em conhecer o tema da sustentabilidade”, frisou a coordenadora.

Informação: Turismo MA

0 comentários:

Postar um comentário