Ação levou consultas e exames especializados à comunidade quilombola em São João Batista
São Luís (MA) - Consultas, exames e serviços especializados chegaram mais perto das comunidades quilombolas no último sábado (8). O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou o 1º Mutirão de Saúde Quilombola, totalizando 915 atendimentos voltados à população da comunidade Romana II, em São João Batista, município localizado a aproximadamente 280 km da capital. Foram 299 consultas e 616 exames, beneficiando 379 pacientes.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS) e a Ebserh, com o objetivo de ampliar o acesso a consultas e exames especializados, além de promover o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a continuidade do cuidado em regiões historicamente mais vulneráveis. A ação integrou uma mobilização nacional com foco na população indígena e quilombola. Foram ao todo, 2.298 atendimentos – entre 1.376 exames e procedimentos, 854 consultas, 23 cirurgias e 45 internações – realizados entre os dias 3 e 8 de novembro em 11 unidades hospitalares vinculadas a Ebserh.
Cerca de 40 profissionais de saúde se deslocaram de São Luís até o município de São João Batista para garantir um atendimento mais próximo e humanizado à população da comunidade remanescente do quilombo Romana II e das localidades vizinhas.
“O Maranhão é o estado do Brasil com maior número de comunidades quilombolas e o segundo em que mais pessoas se autodeclaram quilombolas. Sabemos das dificuldades que essas populações enfrentam em relação ao acesso à saúde, saneamento e educação”, pontuou o gerente de Atenção à Saúde do HU-UFMA, Dyego Brito.
Diante disso, ele acrescentou que a ação permitiu levar médicos especialistas até essas pessoas que tanto precisam. “Tivemos o apoio dos médicos da família, que fizeram a triagem; do Sesi, que disponibilizou um caminhão oftalmológico; e da Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista. Foi uma ação muito produtiva e esperamos que renda muitos frutos para essa comunidade”, afirmou o gerente.
O quilombola Naiandro Barros Ferreira aproveitou a oportunidade e levou os três filhos para a consulta pediátrica. “Eu gostei muito. Gostaria que viessem mais. Ficamos muito satisfeitos. A equipe nos atendeu muito bem e nos recebeu de braços abertos”, disse, agradecido.
A moradora e vice-presidente da Associação da Comunidade Romana II, Ione Corrêa Nunes, também expressou gratidão. “Estou muito agradecida por não terem medido esforços para trazer os atendimentos até nossa comunidade Todos os profissionais estão de parabéns. E já aproveito para fazer um apelo: que em outras oportunidades especialistas de outras áreas possam participar também”, frisou.
O mutirão ofereceu atendimento nas especialidades de nefrologia, endocrinologia, ginecologia, pediatria e oftalmologia, além de atendimentos multiprofissionais em nutrição e fisioterapia. Foram ofertados ainda exames laboratoriais e de imagem. Alunos do curso de Medicina de Pinheiro do projeto de extensão “Educação e Saúde da Comunidade e da Família” também participaram da ação.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Informação: HU- UFMA
Fotos: Merval Filho
.jpg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
0 comentários:
Postar um comentário