Ação ofertará consultas e exames especializados neste sábado (8), com foco em pacientes previamente cadastrados
São Luís (MA) - Consultas, exames e serviços especializados vão chegar mais perto das comunidades quilombolas neste sábado (8). O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza o 1º Mutirão de Saúde Quilombola, com expectativa de mais de 400 atendimentos voltados à população da comunidade quilombola Romana II, em São João Batista, município localizado a aproximadamente 280 km da capital.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS) e a Ebserh, com o objetivo de ampliar o acesso a consultas e exames especializados, além de promover o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a continuidade do cuidado em regiões historicamente mais vulneráveis.
“Essas comunidades quilombolas estão localizadas em áreas de difícil acesso, tanto para as equipes de saúde quanto para os próprios moradores, que enfrentam obstáculos para conseguir atendimento. A integração entre a atenção básica e a atenção especializada traz uma grande contribuição para a avaliação desses pacientes, muitos dos quais já apresentam complicações de doenças crônicas e têm dificuldade de acesso a especialistas”, explicou o gerente de Atenção à Saúde (GAS) do HU-UFMA, Dyego Brito.
Cerca de 40 profissionais de saúde vão se deslocar de São Luís até o município de São João Batista para garantir um atendimento mais próximo e humanizado à população da comunidade remanescente do quilombo Romana II e das localidades vizinhas.
Especialidades contempladas
O mutirão contempla especialidades como nefrologia, endocrinologia, ginecologia, pediatria e oftalmologia, além de atendimentos multiprofissionais em nutrição e fisioterapia. Serão ofertados ainda exames laboratoriais e de imagem.
A ação será realizada em uma das regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Maranhão, reforçando o papel do hospital universitário como agente de promoção da equidade em saúde. “A proposta é levar os especialistas até as comunidades, promovendo uma avaliação presencial. A ideia é que os casos mais complexos continuem sendo acompanhados pela equipe de Saúde da Família, com o suporte e a tutoria dos profissionais do hospital universitário por meio da telemedicina”, acrescentou o gerente.
O mutirão conta também com o apoio do Serviço Social da Indústria (SESI), que disponibilizou uma carreta de oftalmologia para ampliar o alcance da iniciativa. “Isso nos permitirá oferecer 50 atendimentos oftalmológicos à comunidade. Além disso, serão realizados exames laboratoriais e outros procedimentos previstos na programação da iniciativa”, finalizou Brito.
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Informação: HU-UFMA

0 comentários:
Postar um comentário