terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Anúncio foi feito na cerimônia da edição 2025, realizada em Palmas

SÃO LUÍS – A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) será a sede, no próximo ano, das edições do Prêmio Professor Samuel Benchimol e do Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, duas das principais iniciativas de reconhecimento a projetos e personalidades voltadas ao desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal. O anúncio foi feito durante a cerimônia de outorga da edição 2025, realizada no último dia 5, em Palmas (TO).

Promovidas de forma itinerante pelos estados da região amazônica, as premiações são organizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), das federações industriais da Amazônia Legal e do Banco da Amazônia. A edição deste ano foi sediada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO).

Durante a solenidade, a FIEMA foi representada pela diretora Leonor Gomes de Carvalho, que participou do evento em nome do presidente da Federação, Edilson Baldez, e apresentou, oficialmente, o cartaz produzido pela federação maranhense para a edição que será realizada em São Luís. A presença da entidade maranhense marcou o início do processo de transição da organização do prêmio para o Maranhão, que passa a integrar o circuito das federações anfitriãs da premiação.

A cerimônia reuniu lideranças empresariais, representantes do setor público, pesquisadores e empreendedores de diferentes estados da Amazônia Legal. Ao todo, nove projetos e iniciativas foram reconhecidos nesta edição, sendo que parte dos premiados recebeu incentivos financeiros de até R$ 200 mil, destinados ao fortalecimento de ações com impacto socioeconômico e ambiental positivo na região.

Criado para valorizar soluções alinhadas à inovação, à sustentabilidade e à inclusão produtiva, o Prêmio Professor Samuel Benchimol reconhece personalidades e projetos voltados ao desenvolvimento sustentável da Amazônia. Já o Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente destaca empresas e microempreendimentos que conciliam atividade econômica com responsabilidade social e ambiental, abrangendo iniciativas urbanas, rurais e de desenvolvimento local.

A edição 2025 também instituiu a Homenagem Hors-Concours Jovem Empreendedor, concedida ao projeto “Amazônia Chibata: Ariá, uma alternativa de alimento para o combate à insegurança alimentar na Amazônia”, idealizado por Eli Minev Benzecy. A honraria foi recebida por Nora Benchimol Minev, representante da família Benchimol.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário