Hoje, dia 30, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Maranhão – Senac/MA, realizou a entrega técnica da carreta-escola de Tecnologia da Informação, sendo a segunda unidade educacional inaugurada em 2026, ano em que a instituição celebra 80 anos de atuação no Brasil.
A entrega ocorreu durante agenda institucional que aconteceu no Condomínio Fecomércio/ Sesc/ Senac, com condução do Presidente do Sistema Fecomércio/ Sesc/ Senac, Maurício e do Diretor Regional do Senac Maranhão, Ahirton Lopes, e participação dos Diretores de áreas do Senac, o 2º Vice-presidente da Fecomércio, Manoel Barbosa, diretores da Fecomércio, membros do Conselho Regional do Senac Maranhão, além de representantes do Senai Bahia, empresa responsável pela execução técnica da reforma e das adequações da unidade móvel, Diogo Maia Azevedo, Coordenador-geral de Produção de Unidades Móveis e Kits Didáticos, e Damilis Santana, especialista técnica em Qualidade.
Carretas-escolas: educação nos quatro cantos do Estado
As unidades móveis do Senac, conhecidas por carretas-escolas, são estruturas educacionais itinerantes, projetadas para levar educação profissional de qualidade a municípios e comunidades que não dispõem de unidades fixas da instituição ou que demandam ações pontuais de qualificação. Elas atendem, prioritariamente, jovens, trabalhadores, empreendedores e pessoas em busca de inserção ou reinserção no mundo de trabalho, oferecendo cursos alinhados às necessidades locais e contribuindo para a interiorização do ensino, inclusão social e desenvolvimento regional.
O investimento de R$ 1,3 milhão, realizado pelo Senac, viabilizou a modernização completa da carreta-escola. A iniciativa integra as ações estratégicas da instituição para ampliar o acesso à educação profissional, especialmente em áreas alinhadas às novas demandas do mercado, como a Tecnologia da Informação.
A carreta-escola é equipada com 20 estações de trabalho, com computadores modernos, TV LED, tela de projeção, sistema de som embutido com microfone e elevador hidráulico para acessibilidade. Outro diferencial é a autonomia energética, assegurada por usinas fotovoltaicas (energia solar), gerador próprio e internet via satélite, permitindo a oferta de cursos mesmo em localidades com infraestrutura limitada.
Atividades com data de início marcada
A carreta-escola já tem destino definido para o início de suas atividades. O primeiro município a receber a unidade será Barreirinhas, onde o Senac ofertará duas turmas de qualificação profissional para Operador de Computador, com carga horária de 196 horas, atendendo alunos nos turnos vespertino e noturno, com início das aulas previsto para o dia 09 de fevereiro.
Com a entrega da nova unidade móvel, o Senac Maranhão reforça seu compromisso com a interiorização da educação profissional, a inclusão social e o desenvolvimento econômico do estado, ampliando oportunidades de formação em um ano emblemático para a instituição.
Informação: Assessoria de Comunicação Senac MA

0 comentários:
Postar um comentário