segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Proposição foi de autoria da deputada Andreia Rezende

Em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (9), a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) concedeu a sua mais alta honraria ao subsecretário de Turismo do Maranhão, Luiz Thadeu Nunes e Silva. A proposição da comenda foi de autoria da deputada Andreia Rezende (MDB), por meio da Resolução Legislativa 1.390/2025 e do Projeto de Resolução Legislativa 41/2025.

Em seu discurso, a parlamentar justificou a concessão da medalha, destacando os atributos do homenageado, assim como a sua importância para a divulgação do Maranhão pelo mundo afora.

“Um justo reconhecimento, uma medalha merecida para um homem que é um desbravador do mundo, um homem de personalidade forte, que passou por momentos muito difíceis, mas escolheu continuar lutando, escolheu continuar vivendo, escolheu continuar desbravando o mundo e desbravando a própria existência também. Hoje ele está como subsecretário da Secretaria de Turismo e tem levado o nosso Maranhão por onde anda e por onde escreve, que ele também é um homem da comunicação”, disse.

Luiz Thadeu é uma pessoa com deficiência. No entanto, a sua mobilidade reduzida foi um impulso para que ele escrevesse a sua história de superação de desafios, servindo como exemplo para outras pessoas que também buscam viver a vida com mais entusiasmo mesmo diante das adversidades.

“Para mim é uma grande honra estar aqui hoje recebendo a medalha Manuel Beckman, especialmente da deputada Andreia Rezende que, assim como eu, somos pessoas com deficiência. E nós vamos reunir neste plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão, a Casa do Povo, uma grande quantidade de pessoas com deficiência para mostrar que nós temos possibilidade e garra de ir em qualquer lugar”, pontuou.

Presente à solenidade, o ex-deputado Stênio Rezende destacou a relevância do trabalho desenvolvido por Luiz Thadeu. “Realmente é uma medalha muito importante, uma honraria que, sem dúvida nenhuma, é merecida. Nosso queridíssimo amigo Luiz, subsecretário de Turismo, é uma pessoa muito culta, muito inteligente e que não tem limites para representar o Maranhão no mundo todo. É o maranhense que mais tem viajado o mundo. São mais de 100 países visitados, levando a nossa cultura, levando o nosso trabalho, levando toda a nossa história como bagagem e disseminando essa cultura maranhense pelo mundo. Além disso, ele vem fazendo um belíssimo trabalho também aqui no Maranhão, junto ao Governo do Estado”, destacou.

A mesma opinião foi compartilhada pelo secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo. “É um reconhecimento, pois ele é um homem batalhador, forte, que lutou contra um acidente que o deixou com mobilizada reduzida, mas não se entregou. Ele vai à luta, ele estuda, escreve, trabalha, contribui. É um grande homem que merece ser aplaudido pelas suas andanças pelo mundo”, afirmou.

Sobre o homenageado

Engenheiro agrônomo, escritor e globetrotter (viajante do mundo), Luiz Thadeu Nunes e Silva nasceu em São Luís, e é autor do livro “Das muletas fiz asas”, no qual conta histórias de suas viagens. É considerado o cidadão com mobilidade reduzida mais viajado do mundo e já visitou 151 países em todos os continentes.

É especialista em Economia Rural e MBA em Gestão Pública e Propaganda e Marketing. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Academia Brasileira de Letras, Ciências e Arte (ABRASCI), Academia Literária do Maranhão (ALMA), Academia Vianense de Letras (AVL) e da Academia Alcantarense de Letras (AAL).

Também atua como membro correspondente da Academia Guimaraense de Letras (AGL) e da Academia Barreirense de Letras e Arte (ABLAC). Atualmente subsecretário de Turismo do Maranhão, Luiz Thadeu escreve para 22 jornais, blogs e portais de notícias de diferentes cidades brasileiras, assim como jornais em Portugal e Angola.

Informação: Assembleia Legislativa 

0 comentários:

Postar um comentário