sexta-feira, 1 de novembro de 2019

O Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado do Turismo (SETUR), realizou em Alcântara reuniões técnicas, cursos de qualificação, levantamento dos atrativos, ações de cadastro de artesãos e trade e, ainda, palestras de Combate à Exploração Sexual Infantil no Turismo (TSI), através do Programa Mais Infância, Mais Turismo. As ações da Caravana Mais Turismo aconteceram no período de 29 a 31 de outubro.

“A nossa intenção é levar a Caravana Mais Turismo para todas as regiões do Maranhão. A cidade de Alcântara recebe turistas durante todo o ano, de modo que se torna ainda mais importante que os profissionais recebam as qualificações, sensibilização de crianças e adolescentes contra o turismo sexual e o reconhecimento dos artesão da região”, relatou o secretário de Turismo, Catulé Júnior.

Foram oferecidos cursos nos temas: ‘Organização de Eventos’, ‘Elaboração de Projetos para Gestão Pública no Turismo’ e ‘Produção Cultural e Entretenimento para Serviços Turísticos’. E, também, a oficina “Formatação de Produtos Turísticos” que envolveu teórica e a prática, com nos temas de identificação de atrativos turísticos e diagnóstico sobre produtos turísticos da região.

A Caravana Mais Turismo chegou chamando atenção da cidade, que segundo o diretor do Museu Histórico de Alcântara, Valdecy Onilton, vêm sensibilizar a comunidade para um despertar dessa consciência turística.

“A Caravana chega em um momento oportuno, onde as forças estão sendo somadas em prol do desenvolvimento turístico de Alcântara com a construção do Inventário Turístico, Projeto de Sinalização e agora com a institucionalização do Conselho Municipal de Turismo e a Elaboração do Plano Municipal de Turismo. Todo esse conhecimento vem sensibilizar a comunidade para um despertar dessa consciência turística, ofertando os conhecimentos práticos voltado para a atuação da atividade. Agradecemos aos técnicos da Setur!”, Valdecy Onilton, Diretor do Museu Histórico de Alcântara

Desenvolvido pela superintendência de Qualificação Profissional da Setur, o Programa Mais Infância, Mais Turismo, que busca sensibilizar a população e coibir o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes com foco nos polos turísticos maranhenses. O programa tem como princípios o desenvolvimento sustentável, a responsabilidade social corporativa e os direitos da criança e do adolescente. As palestras foram oferecidas nas escolas e no CRAS sensibilizando 467 crianças e adolescentes da região.

TURISMO EM ALCÂNTARA

Todos os anos, acontece na cidade de Alcântara a tradicional “Festa do Divino Espírito Santo de Alcântara” que é um dos muitos festejos que fazem parte da agenda cultural do Maranhão, destacando-se como um dos mais importantes, por sua ampla difusão e pelo impacto que tem sobre a população.

“As ações tem papel fundamental para despertar o olhar da própria comunidade em fomentar e desenvolver o turismo no município. Temos Alcântara como destino turístico com vocação determinante para a área cultural e histórica e, também, recursos que podem ser formatados como produtos turísticos de âmbito natural, trazendo novos nichos de mercado para se aquecer a atividade turística no município”, afirma o superintendente de qualificação profissional, Fernando Campelo.

Concomitantemente, a Superintendência de Regionalização, levou a Alcântara a oficina “Formatação de Produtos Turísticos” onde foi dividi em dois momentos. A teórica e a prática, com identificação de atrativos turísticos e diagnóstico sobre produtos turísticos da região.

Incluso na Caravana Mais Turismo, o Programa Cadastur (Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Turismo), garantindo oportunidades de negócios aos seus cadastrados, sendo também uma importante fonte de consulta para o turista. A técnica da Setur do Cadastur, Thais Guimarães esteve fazendo atendimento mobilizando as empresas que atuam na atividade turística no município para sua regularização no CADASTUR.

Dando prosseguimento, nos dias 30 outubro à 1º de novembro, o superintendente de Artesanato do Maranhão, Carlos Martins, proferiu palestra sobre a base conceitual do artesanato com entrega de carteira e cadastramento, visitou às comunidades quilombolas de Santa Maria, Cajueiro e São Raimundo na manhã do dia 1º, seguiu o cadastramento de artesãos do município.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário