quinta-feira, 14 de novembro de 2019

SÃO LUÍS – Pela terceira vez, um marco inédito na história da Universidade Federal do Maranhão, o professor do curso de Medicina Natalino Salgado Filho assume o cargo de reitor da instituição, para a gestão do quadriênio 2019-2023. Na UFMA, a posse foi confirmada na Cerimônia de Transmissão de Cargo e Solenidade de Posse dos Pró-Reitores e Membros da Gestão realizada na noite desta quarta-feira, 13, no Auditório Central da Cidade Universitária Dom Delgado, após ser empossado na terça-feira, 12, em Brasília, pelo Ministro de Estado da Educação, Abraham Weintraub.


O vice-reitor, no exercício da reitoria, momentos antes de realizar a transmissão do cargo, agora pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho Silva, relembrou a trajetória do reitor na Universidade Federal do Maranhão e de suas conquistas ao longo de dois mandatos.

“Com sua expertise, foi logo notado pela comunidade acadêmica e mais tarde tornou-se reitor da nossa Universidade, travando lutas incessantes pela estruturação, desenvolvimento e modernização da UFMA. Esse período foi marcado por uma transformação sem precedentes. A Universidade expandiu-se para todo o continente. Foram mais de mil professores nomeados, criação de vários câmpus, dezenas de cursos de graduação e pós, aumento de oferta de vagas, sobretudo para as camadas mais populares. O anseio da comunidade acadêmica refletiu-se em Natalino Salgado, e nos tornamos uma Universidade de renome nacional e internacional, com índices de ensino, pesquisa, extensão, e pós-graduação e inovação elevados”, declarou o pró-reitor.


Em seu discurso, Natalino Salgado exaltou a responsabilidade assumida junto com o cargo e sua intrínseca relação com a Universidade Federal do Maranhão em sua vida. “Sou invadido por sentimentos que vão, de uma imensa alegria, a um gigantesco senso de dever e de responsabilidade. Declaro-me, pois, neste ato de transmissão de posse, um servo da Universidade Federal do Maranhão, instituição cuja história atravessa a minha própria história. Ingressei aqui como aluno. Formado, abracei a profissão de médico, o magistério e a função de pesquisador e gestor”, enfatizou.

Ele também relembrou os desafios enfrentados durante oito anos à frente da instituição, de 2007 a 2011, e de 2011 a 2015, e da ascensão da Universidade ao longo deste período. “Busquei talentos, formei equipes, cerquei-me dos melhores, e, priorizando as dimensões técnica e acadêmica, sem viés ideológico-partidário, nossas gestões transformaram a Universidade Federal do Maranhão numa referência no ensino superior do nosso estado”, declarou.


O reitor também frisou na solenidade o dever da UFMA em promover o desenvolvimento na região e no país e em atender às demandas da sociedade, interagindo com esta e com o mundo. Também realçou o processo de Consulta Prévia e sua função democrática no espaço universitário: “Fui convocado e aceitei, colocando novamente meu nome à disposição de um processo democrático de escolha do qual participaram outros expoentes da instituição. O resultado é que fui eleito por larga maioria. Represento hoje, portanto, neste ato simbólico de grande relevância para todos nós, a vontade soberana da comunidade universitária da Universidade Federal do Maranhão e, por conseguinte, de todos os maranhenses”.

Por fim, agradeceu e elogiou o grupo que reuniu para diversos cargos de gerenciamento no projeto de desenvolvimento da instituição, equilibrada, em sua análise, em expertises em diferentes áreas, aliando experiência com inovação, criatividade com técnica. Ele reforçou a importância do sentimento de pertencimento à Universidade como motor das ações de avanço em todos os câmpus.

“Queremos chegar a um lugar de excelência em todos os cursos, com uma Universidade em que o espírito de pertencimento seja nosso guia. Ser UFMA, pertencer à UFMA, ter orgulho de ser UFMA. Com esses sentimentos, seremos um, seremos imbatíveis na tarefa de reposicionar a nossa Universidade, retomar o caminho do crescimento e da qualidade”, discursou.


A solenidade contou ainda com a apresentação da Camerata da UFMA, com a presença de parlamentares da bancada federal maranhense, do meio científico e social e com a participação de representantes de várias instituições de ensino e da saúde e de fomento à educação superior e pós-graduação, tais como o Hospital Universitário da UFMA, o Instituto Federal do Maranhão e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Confira a equipe de gestão do reitor à frente da Universidade Federal do Maranhão:

Pró-Reitoria de Ensino (Proen): Isabel Ibarra Cabrera

Pró-Reitoria da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma): Fernando Carvalho Silva

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec): Josefa Bentivi Andrade

Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes): Leonardo Silva Soares

Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Transparência (PPGT): Walber Lins Pontes

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep): Vilma Moraes Heluy.

Superintendência do Hospital Universitário: Joyce Santos Lajes

Superintendência de Infraestrutura: Wener Miranda Texeira dos Santos

Superintendência de Informação, Sistemas e Tecnologia: Anílton Bezerra Maia

Superintendência de Comunicação e Eventos: Antônio Fernando de Jesus Oliveira Silva

Diretoria Interdisciplinar de Tecnologias na Educação (Dinte): Ana Emília Figueiredo de Oliveira

Diretoria da TV UFMA: Cecília Maria da Costa Leite

Chefia de Gabinete: Marize Barros Rocha Aranha

Assessoria de Gabinete: Sônia Maria Correa Pereira Mugschl

Informações e fotos: UFMA / Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário