quinta-feira, 14 de novembro de 2019

SÃO LUÍS - O professor e coordenador do curso de Turismo da UFMA, Saulo Ribeiro dos Santos, está entre os cinco finalistas do Prêmio Nacional de Turismo 2019, promovido pelo Ministério do Turismo. O docente concorre na categoria “Profissionais de Destaque no Turismo”, que busca identificar, reconhecer e valorizar profissionais que tenham atuado de forma proativa em benefício do desenvolvimento do turismo no país. 

“Para mim, é uma honra e um prazer está entre os finalistas do Prêmio, não somente por representar o curso de turismo da Universidade, mas o Maranhão e todas as pessoas que trabalham direta e indiretamente com a atividade turística”, contou Saulo.

Na Universidade, o professor vem trabalhando em prol do curso, ministrando disciplinas, coordenando projetos de pesquisa, ensino e extensão; além de ter criado o Observatório do Turismo do Maranhão e implantado a Revista Científica Turismo & Cidades.

À frente da coordenação do Curso de Turismo, câmpus de São Luís, conseguiu elevar a nota do ENADE do curso para 5 (nota máxima), colocando-o entre os 10 melhores do país e o segundo melhor do Norte e Nordeste.

Desde o final de 2015, Saulo está à frente da coordenação do curso de Turismo. No segundo semestre de 2017 passou uma temporada na Universidad Complutense de Madrid, como professor investigador, sendo reconduzido ao cargo de coordenador de curso, na eleição de 2018, na UFMA.

“Esse prêmio e, especificamente a categoria na qual concorro, busca valorizar os professores que estão inovando dentro da academia, trazendo projetos diferenciados e trabalhando com o tripé da Universidade: ensino, pesquisa e extensão”, revelou o docente.

O trabalho do professor é consistente na academia, com 29 artigos publicados em periódicos, 7 livros lançados, 14 capítulos de livro, 44 trabalhos publicados em anais de congressos. Ele realizou, ainda, 95 apresentações de trabalhos em diversos eventos científicos, ministrou mais de 40 palestras, cursos e oficinas, orientou 75 alunos de graduação em monografia, participou de mais de 120 eventos no mundo e, atualmente, orienta oito alunos de iniciação científica, dois de iniciação júnior, dois alunos de extensão e três de ensino.

Clique aqui e vote para eleger o professor Saulo Ribeiro dos Santos na categoria Profissionais de Destaque no Turismo, do Prêmio Nacional do Turismo 2019.

“Conto com o voto e apoio de todos da UFMA para que possamos trazer esse título, que não é somente meu, mas um reconhecimento para toda a Universidade e nosso Estado”, frisou.

Trajetória

Saulo Ribeiro dos Santos é maranhense, bacharel em Turismo pela Faculdade Atenas Maranhense, possui MBA em Turismo pela Universidade Católica de Brasília, Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial, Doutorado em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná.

Durante a graduação, ele recebeu o título de melhor aluno geral da Faculdade Atenas Maranhense que financiou seus estudos de Mestrado. A trajetória acadêmica do professor iniciou em 2006 quando foi docente da Faculdade Atenas Maranhense no curso de Turismo. Na UFMA, o professor iniciou suas atividades em 2007 como substituto e no final de 2008 foi efetivado após realização de concurso.

O docente já foi membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente de São Luís, bolsista Produtividade CNPq, é consultor AdHoc da FAPEMA, membro do conselho científico de diversas revistas e revisor. É conselheiro da Fundação Sousândrade, docente permanente do programa de mestrado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço na Universidade Estadual do Maranhão, além de vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo.

Informações: UFMA
Foto: Internet

0 comentários:

Postar um comentário