quinta-feira, 14 de novembro de 2019
É cada vez maior o número de praticantes do kitesurf que buscam o Maranhão para a prática desse esporte. Além da paisagem paradisíacas, o estado oferece condições propícias com ventos fortes principalmente nos meses de agosto a dezembro em praias e lagoas. Para discutir esse potencial turístico e esportivo, o secretário de Estado do turismo (SETUR), Catulé Júnior, palestrou sobre o tema nesta quinta-feira, 14, na abertura do I Simpósio de Turismo e Kitesurf (KiteTur), no Complexo Fábrica Santa Amélia – Centro.

O tema central do simpósio foi o Turismo e Kitesurf: oportunidades e desafios em lugares com vocações turísticas no Maranhão como São Luís, Santo Amaro, Barreirinhas, Atins e Tutóia. O Estado tem sido uma vitrine da prática e formação de atletas premiados como os maranhenses Bruno Lobo, atleta e tri-campeão brasileiro de kitefoil, atual campeão sul-americano de fórmula kite e ouro no pan-americano, de Lima, no Peru, além de ter ficado em sétimo lugar no Circuito Mundial de “kitefoil” e Socorro Reis que tornou-se tricampeã brasileira na categoria Kitesurf Hydrofoil ao vencer a competição realizada em Santa Catarina. Ambos venceram o campeonato Brasileiro de Kitesurf com medalhas de ouro e bronze, respectivamente.


O Secretário de Turismo, Catulé Júnior, tem acompanhado com entusiasmo o crescimento do turismo esportivo na região e destacou também a importância do turismo no desenvolvimento da economia local. O secretário ressaltou que é necessário que a cidade esteja preparada para receber bem o visitante que chega ao estado, pois a indústria do turismo é uma importante aliada na geração de emprego e renda.

“Trabalhamos arduamente pela elevação dos índices e melhorias em qualificação da mão de obra do nosso trade turístico que envolve o setor hoteleiro, bares e restaurantes, receptivos e guias de turismo por exemplo, temos oferecido uma grande cartela de qualificações em todo o Maranhão” contextualizou Catulé Júnior.

O Simpósio de Turismo e Kitesurf, é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Turismo da UFMA das discentes Dayana Nabate Meireles, Erika Laleska Almeida Borcem e Jessica de Oliveira Diniz, sob orientação do Prof. Dr. Anderson Miranda que discutiu as oportunidades, desafios e lugares no Maranhão e promoção do diálogo entre profissionais da área, estudantes, pesquisadores e afins; priorizando a discussão do Kitesurf como atrativo turístico no Maranhão.

O evento contou com a presença de Rogério Luna, proprietário da Oktop e presidente da Associação de Velejadores do Maranhão (AVEMA), além de professores e outros convidados que falaram dos campeonatos organizados e promovidos pela Ocean Kite Point (Ok-p) em prol do Kitesurf. Durante o evento o coordenador e professor do curso de Turismo, Saulo Ribeiro proferiu palavras destacando importância do kitsurf no estado.

No final do mês de agosto a Setur apoiou a gravação do documentário Surfin Sem Fim que acompanhou o velejo de atletas que se uniram para fazer um downwind em um trajeto inédito do Maranhão ao Pará e será transmitido no canal off em 2020.

Informações e fotos: Setur/MA

0 comentários:

Postar um comentário