sábado, 7 de dezembro de 2019
Uma antiga república soviética com aldeias na cordilheira do Cáucaso e praias do Mar Negro


Visando contribuir e incentivar as relações culturais, esportivas, turísticas e comerciais entre a Geórgia e países do Mercosul, entre eles, o Brasil, o Presidente da “Casa Argentina na Geórgia” Nikoloz Patarkalishvili, apresentou um projeto que culminará numa competição esportiva, com times de futebol da Argentina, Uruguai, Paraguai, Brasil, apresentações de dança, música, cantores desses países e a presença de Pelé e outros esportistas, estão sendo confirmadas.

Giorgi Sichinava, Slava Metreveli, Pelé, Mikheil Meskhi e Anzor Kavazashvili – Foto: Divulgação

A Geórgia tornou-se independente (URSS) em 1991, fica localizado na costa do Mar Negro, possui belos cenários, produz bons vinhos e é pátria de talentosos jogadores de futebol, como Mikheil Meskhi, Slava Metreveli, Giorgi Sichinava, Murtaz Khurtsilava. Em 1965 numa partida entre as seleções do Brasil e União Soviética, Pelé elogiou muito o desempenho do adversário e um monumento deverá ser erguido, em homenagem a esses lendários georgianos durante a essa competição, que irá acontecer em 2020.

Nikoloz Patarkalishvili, idealizador do intercâmbio – Foto: Divulgação

O projeto foi apresentado em 18 de novembro na Sala de Exposições da Biblioteca Nacional do Parlamento de Ilia Chavchavadze, em Tbilisi, capital da Geórgia e contou com diversas autoridades e personalidades esportivas e culturais. Segundo Nikoloz Patarkalishvili, idealizador desse intercâmbio histórico, “a ideia é tornar a Geórgia mais próxima dos países do Mercosul e estabelecer uma colaboração recíproca”. A Geórgia está na fronteira entre a Europa Oriental e a Ásia Ocidental. Por sua localidade, tem portos internacionais, farta agricultura, grandes polos turísticos e rica cultura.

De acordo com o projeto, o Torneio de Futebol será dedicado à memória dos lendários jogadores georgianos Mikheil Meskhi e Slava Metreveli, ex-jogadores da Seleção da União Soviética, que enfrentaram a seleção brasileira em Moscou no ano de 1965 no Estádio Luzhniki. Após a partida, Pelé tirou foto com quatro jogadores georgianos e se tornou famosa. Em seguida, houve novo encontro no estádio Maracanã.

Nos dias do Torneio acontecerá a inauguração do monumento escultural retratando a foto tirada em 1965, que será construído no Beco da Amizade Geórgia e países do Mercosul. Mudas de plantas de cada país, deverão serão trazidas pelas delegações e plantadas em território georgiano, pelas próprias delegações.

Texto: Marcos Davi

0 comentários:

Postar um comentário