sábado, 7 de dezembro de 2019
A última edição de 2019 do Encontro com Empresários, promovido pela FIEMA, teve apoio das entidades de classe ACM-MA, CDL-São Luís, Fecomércio-MA e Sebrae-MA.



SÃO LUÍS – Empresários maranhenses que atuam em diversos setores da economia, interessados em implantar ou expandir seus negócios no Estado participaram do 23º Encontro com Empresários, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), nesta sexta-feira, 6 de dezembro, na sede da entidade. O presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves liderou a última edição do ano do Encontro, e recebeu o presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, e o superintendente estadual do banco, Hailton Fortes, que apresentaram as perspectivas de crédito para a indústria maranhense em 2020 no valor de R$ 100 milhões, recursos do FNE – Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste. Também estiveram presentes, o diretor de Controle e Risco do BNB, Cornélio Pimentel, a secretária adjunta de Estado da Indústria, Comércio e Energia, Luzia Resende, representando o secretário Simplício Araújo, diretores da Federação e presidentes de sindicatos da indústria.


“Esse é um encontro de trabalho para que as empresas maranhenses possam conhecer as linhas de crédito disponíveis às suas atividades. Esse conhecimento permite que os empresários encontrem apoio e se preparem para tornar suas empresas mais competitivas É uma oportunidade importante para a indústria e nossos parceiros do setor de comércio, serviços e turismo”, afirmou o presidente da FIEMA, ao destacar o Encontro com Empresários como uma iniciativa para discutir temas relevantes ao desenvolvimento da indústria no estado.


O Encontro com Empresários teve o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), representada por Maurício Feijó, da Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA), representada por Fernando Duailibe, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), representado por Antônio Garcês e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL-São Luís).


Na apresentação do BNB, o presidente Romildo Rolim, que veio ao Maranhão especialmente para o encontro, destacou os bons resultados do banco em 2019. "Estamos aqui no Maranhão para conversar com os empresários, principalmente, os do segmento da indústria, mas também os do ramo do agronegócio, comércio e serviços e infraestrutura, sobre a atuação do banco para o desenvolvimento da região Nordeste. Já estamos fechando a programação orçamentária do FNE para 2020. O banco está crescendo e a indústria teve um resultado excelente este ano, sobretudo a indústria aqui do Maranhão", destacou.

O detalhamento do FNE ficou a cargo do superintendente estadual do BNB, Hailton Fortes. Ele explicou que o fundo é a principal linha de crédito do BNB para o setor industrial, é amplo e financia desde a aquisição de bens de capital até a implantação, modernização, reforma, relocalização ou ampliação de empreendimentos do setor.

“O FNE é o motor de desenvolvimento do Nordeste, tem taxas, prazos e condições de atuação que se adequam às necessidades dos empresários. Praticamente tudo na área da indústria pode ser financiado pelo fundo. Implantação, ampliação, modernização, capital de giro, aquisição isolada de máquinas e equipamentos, móveis, veículos, máquinas. Temos a maior satisfação de estar junto da indústria, aqui na FIEMA, apoiando esse segmento, e apresentando nossos serviços para os empresários maranhenses”, disse Hailton. Segundo o gestor, a indústria é um segmento da economia prioritário na política de atuação do banco. “A gente tem previsto para o orçamento de 2020, R$ 100 milhões para ser aplicado na indústria do Maranhão. Se tivermos demanda de projetos com viabilidade econômica, financeira e ambiental esse valor poderá ser superado e não vai faltar recurso”, completou.

O empresário Giancarlo Ciola, gerente de Relações Institucionais da Eneva, elogiou o formato do Encontro com Empresários e disse que o fato do momento ser identificado como um encontro de trabalho é essencial para o sucesso da iniciativa. “Realizar eventos como esse, com frequência, é super positivo. As linhas de crédito apresentadas pelo Banco do Nordeste são muito competitivas, estão funcionando e já beneficiam toda indústria e todo o empresariado da região Nordeste. Trazer essa experiência da proximidade com os empresários é muito bacana. Isso mostra que o Encontro funciona, que é positivo, e estimula que aconteça ainda mais, daqui pra frente”.

Estiveram presentes no Encontro os diretores da FIEMA Cláudio Azevedo, Luís Fernando Renner, Cirilo Arruda, João Batista Rodrigues, Celso Gonçalo, Ana Rute Mendonça (Sindvest), Nayara Miranda (Simetal), Cintia Ticianeli, Pedro Robson Holanda, José Alberto Mota, José Orlando Soares Leite e Leonor de Carvallho (Sindirepa), além de Teresinha de Jesus Rodrigues da Cruz, presidente do Sindicerma.

Texto e fotos: Ascom FIEMA/divulgação

0 comentários:

Postar um comentário