terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Representantes dos municípios integrantes dos polos turísticos estarão reunidos em São Luís de 12 e 13 de dezembro para planejar políticas públicas para o Turismo do Maranhão nos anos de 2020/21. O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), vai realizar o segundo o Encontro Maranhense de Regionalização, das 09h às 16h, no auditório da Fecomércio.

O evento contará com a participação dos dez presidentes das estâncias de governanças, dos gestores e secretários municipais de Turismo do Maranhão que fazem parte dos 10 polos turísticos maranhenses, trade local, estudantes de Turismo e Hotelaria das instituições de Ensino Superior e técnico. Além de palestrantes convidados como o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral e Ana Carla Fernandes Moura, coordenadora geral de mapeamento e gestão territorial do Ministério Turismo.

No encontro serão ministradas palestras sobre a formalização das instâncias de governança regionais para o desenvolvimento da política pública de turismo, balanço das ações da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), oficina de formalização das IGR’s, entrega do certificado do município e conselho municipal de turismo, apresentação do programa de regionalização do turismo e a plenária com os representantes dos municípios para construção do desenvolvimento estratégico dos polos.

“O encontro é uma experiência importante para o estado do Maranhão, nós da SETUR, nos empenhamos para reunir os representantes de cada município integrante dos polos. Juntos iremos discutir e planejar estratégias para o desenvolvimento de todos”, ressalta a superintendente de Regionalização (Setur), Glória Pinto.


Mapa Turístico

Atualmente, o Maranhão possui 10 polos turísticas e 54 municípios no mapa do turismo. O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo (MTur) em Brasília. Em todo o país, foram identificadas 2.694 cidades de 333 regiões turísticas.

Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todos os polos turísticos maranhenses e a validação do mapa foi feita através da reunião do Conselho Estadual de Turismo, seguindo os critérios estabelecidos pelo MTur na última Portaria n°192 de 27 de dezembro de 2018.

Além da necessidade de o município ter um órgão de turismo em atividade e conselho municipal funcionando, o novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação na plataforma: orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

Confira no link: PROGRAMAÇÃO

SERVIÇO:

O que: II Encontro Maranhense de Regionalização do Turismo

Quando: 12 e 13 de Dezembro

– Quinta-feira(11), das 09h às 16h;

– Sexta-feira(12), das 09h às 15h30.

Onde: FECOMÉRCIO – Av. dos Holandeses, s/n, quadra 24, Calhau, São Luís- MA

Contatos: ASCOM da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR)

Amanda Dutra (098) 9 9933 0494

Geísa Batista (098) 9 8162 8396

Informação: Turismo.MA  

0 comentários:

Postar um comentário