terça-feira, 21 de janeiro de 2020

O Arquivo Público do Estado do Maranhão — APEM — comemora, neste mês de janeiro, 46 anos de criação oficial e de serviços dedicados ao resgate da memória maranhense. Órgão da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), vem ao longo dos anos cuidando da organização e conservação da documentação, como também dos espaços para seu acondicionamento, para preservá-la, por se constituir um patrimônio histórico-cultural do Estado; além de mantê-la em condições de uso, com qualidade, pelos historiadores, pesquisadores, estudantes e comunidade em geral.

Para celebrar a data, a direção do APEM preparou uma programação que inicia nesta terça-feira (21), às 9h, com a Exposição “História do Arquivo Público nos seus 46 anos”, constando de ampla seleção de documentos do valioso acervo desta instituição, com registros da memória documental, sob vários aspectos, incluindo conjuntos de documentos originais de diferentes períodos históricos. A mostra será organizada em blocos, abordando os seguintes acervos: Códices; Avulsos; Arquidiocese; DOPS; Coleção de Partituras João Mohana; Câmara Municipal e Biblioteca.

O APEM também faz nesse dia a abertura da Nova Exposição Virtual no Site do APEM (http://casas.cultura.ma.gov.br/apem/). A Exposição Virtual visa fazer com que o usuário não se limite ao espaço físico do APEM para conhecê-la. A programação conta, ainda, com uma exposição fotográfica, mostrando o trabalho dos funcionários na organização, preservação e divulgação dos documentos de valor histórico ou permanente provenientes dos órgãos integrantes da administração direta e indireta do Estado do Maranhão e de outras entidades públicas ou particulares e as atividades de pesquisa nas salas de consulta.

História

Instalado na Rua de Nazaré, 218, desde 1978, o Arquivo Público do Estado do Maranhão foi criado em janeiro de 1974, funcionando em um prédio de arquitetura colonial do século XVIII de cinco pavimentos. O APEM é responsável pela guarda e preservação de documentos históricos do estado e de outras entidades de caráter público ou privado. Funciona também como centro de pesquisa e divulgação da memória maranhense.

O acervo do Arquivo Público é constituído de documentos manuscritos, impressos, correspondentes aos períodos colonial, imperial e republicano. Conta, ainda, com uma biblioteca de apoio, com cerca de quatro mil títulos e periódicos, na qual se destacam a Coleção de Leis; Decretos e Resoluções do Brasil e do Maranhão (desde o império até a república); Enciclopédias dos Municípios Brasileiros; coleção de jornais locais dos séculos XIX e XX, entre outros. Atualmente, esse material está todo informatizado.

Como parte de seu acervo, há também a coleção de partituras musicais do Padre João Mohana, que recentemente passou por um projeto de curadoria e já está online para pesquisa, doada pela família de Mohana, como também uma coleção de discos em vinil dos anos 40, doada por emissoras de rádios maranhenses.

O Arquivo Público do Estado conta com o Laboratório de Conservação e Restauração de Papéis, inaugurado em 1987, visando conservar e restaurar documentos no qual o suporte seja o papel.

O APEM está aberto a visitantes e pesquisadores, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18h.


Serviço:

O Que: Exposição: História do Arquivo Público nos seus 46 anos de criação oficial.

Quando: a partir de terça-feira, 21 de janeiro, às 9h

Local: Hall do Arquivo Público do Estado do Maranhão – Rua de Nazaré, nº 218 – Centro Histórico de São Luís.




Entrada franca!

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário