quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
Da esquerda para a direita: os instrutores e avaliadores da prova, Luís Nogueira, Aldo Martins e Edson Pereira; a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo; a servidora pública Cáritas Ribeiro; a candidata selecionada, Pâmela da Conceição; o candidato, Rômulo Almeida; a diretora regional do Sesc, Rutineia Monteiro; a servidora pública, Elizabeth Lima; o empresário, Paulo Tinoco; o secretário municipal de governo, Pablo Rebouças; a ouvidora do Senac, Leuda Lima; e o diretor de gestão e projetos do Grupo Crescimento, Marco Moura.

SÃO LUÍS – Após quase um ano de treinamento intensivo, chegou o momento dos candidatos à vaga de representante do Maranhão nas Competições Senac de Educação Profissional participarem da seletiva de desempate. Rômulo Almeida e Pâmela da Conceição são ex-alunos do curso de Garçom do Senac, desenvolvido por meio do Programa Senac de Gratuidade, e disputaram, nos dias 21 e 22 de janeiro, no Restaurante Escola, a tão sonhada vaga, que ao final foi conquistada pela jovem Pâmela. 

Módulo Jantar Fino, que definiu o resultado

Os dois passaram por uma seleção rígida, que contou com a análise de cada detalhe das provas, feita pelos instrutores do Senac, Aldo Martins, Edson Pereira e Luís Henrique Nogueira. “No primeiro momento, eles fizeram o conhecimento de todo material, do projeto técnico, das bebidas utilizadas na prova, todas informações necessárias para os dois dias de prova, o funcionamento dos módulos, a dinâmica, tarefas que executam individualmente, como cada um vai ta executando, mesa box e dobra de guardanapos, quais guardanapos que iriam utilizar, ambientação quanto à identificação de bebidas, etc”, explicou um dos avaliadores, o instrutor e medalhista das Olimpíadas do Conhecimento (2012), Aldo Martins. 

Momento de ambientação

Para a prova principal de desempate, o serviço do módulo Jantar Fino também foi acompanhado e avaliado pelos convidados/cliente, Socorro Araújo, secretária municipal de Turismo; Pablo Rebouças, secretário municipal de Governo; Rutineia Monteiro, diretora regional do Sesc/MA; Marco Antonio Moura da Silva, diretor de gestão e projetos do Grupo Crescimento; Paulo Tinoco, empresário; Cáritas Ribeiro e Elizabeth Lima, servidoras públicas; e Maria Leuda Lima, ouvidora do Senac. “Não estou surpreso, pois conheço o trabalho de Educação Profissional desenvolvido pelo Senac aos seus alunos, pelos seus profissionais, por toda sua equipe, hoje tivemos mais um exemplo desse trabalho por meio da formação profissional, sendo atendido da melhor maneira possível”, destacou. “Foi um grande prazer estar aqui compartilhando desse momento com toda equipe do Senac e principalmente visualizando os resultados do trabalho de toda essa equipe”, completou um dos convidados, o diretor de gestão e projetos do Grupo Crescimento, Marco Moura.

O instrutor Aldo Martins repassa orientações aos candidatos

Durante duas horas, os candidatos à vaga, Rômulo e Pâmela, foram avaliados no que diz respeito à mise en place, decantação de vinho tinto e ao serviço do módulo, como um todo. Foram avaliados critérios como a parte técnica com base no projeto teste, desenvoltura quanto à simpatia, postura, emocional, segurança, apresentação pessoal, utilização do uniforme coerente com o módulo, tempo específico de prova, identificação de bebidas, recepção, acomodação, comunicação, habilidades sociais e interação. 

Avaliadores observam desempenho da prova

O serviço do módulo Jantar Fino possui um cardápio completo, com água, vinho branco, vinho tinto, vinho digestivo, além do couvert, entrada fria, entrada quente, prato principal e é finalizado com uma seleção de queijos. “É muito gostoso ver a escola formando cidadãos profissionais, isso se mostrou aqui na receptividade conosco, no preparo dos alimentos, na prestação do serviço e em pratos bem elaborados, harmonizados”, pontuou o secretário municipal de Governo, Pablo Rebouças. “A propriedade de responder às perguntas que fizemos, de poder proporcionar um serviço de qualidade que dá satisfação, e evidentemente que aqui na escola eles aprendem e lá fora transformam em atividade econômica, isso é fantástico!”, concluiu. 

O Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes, com a representante do Maranhão nas Competições, Pâmela da Conceição

Com o resultado, Pâmela da Conceição terá uma equipe toda voltada para a sua preparação por meio do Programa de Capacitação com duração de 04 horas diárias. Entre as vantagens de passar por esse preparatório estão acompanhamento médico; tutoria de profissionais: Maître/Cozinheiro; expressão oral e idiomas; bolsa/assistência estudantil; plano de saúde subsidiado; entre outros benefícios, atividades e cursos oferecidos para amparar o competidor durante o período preparatório.

Da esquerda para a direita: os instrutores e avaliadores, Luís Nogueira e Edson Pereira; o Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes; a candidata selecionada, Pâmela da Conceição; a ouvidora do Senac, Leuda Lima; e o instrutor e avaliador, Aldo Martins

As Competições Senac de Educação Profissional acontecem em agosto, no Espírito Santo, e é um evento nacional que identifica talentos aptos a participarem do processo de preparação que define os representantes do Brasil na WorldSkills, que é a mais importante competição mundial de educação profissional.

Informação: Senac 

0 comentários:

Postar um comentário