terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Motoristas de aplicativos como o Uber, 99POP, Mary Drive, inDriver e similares costumam ser referência de atendimento aos visitantes de uma cidade. Com o objetivo de capacitar esses profissionais, a Secretária de Estado de Turismo (SETUR) realiza nesta terça-feira (14) e quarta-feira (15) o curso de Informações Turísticas para motoristas de mobilidade urbana.

Para Rosileide Coimbra, maranhense, esteticista e motorista de aplicativo, a formação é bem-vinda, pois os visitantes demandam muitas informações. “Nós motoristas lidamos todos os dias com turistas que buscamos em hotéis, aeroporto, rodoviária, shoppings. Estou aprendendo muito como melhor receber e esclarecer muitas dúvidas sobre lugares, passeios, culinária, a cultura. Quanto mais preparo para atender, o turista volta e indica nosso estado como destino aos parentes e amigos”, defende.

O treinamento foi ministrado pelos assessores da Superintendência de Qualificação Profissional, Fernando Campelo, Denise Cerveira, Wanda Bittencourt e Antônio Castro que são graduados em turismo e hotelaria. Eles ressaltaram alguns aspectos que devem ser observados pelos profissionais durante o atendimento, como boa apresentação, educação, ressaltar os pontos positivos da cidade e outros.

De acordo com o secretário de Turismo, Catulé Junior, o treinamento pretende preparar esse segmento para receber com conteúdo diferenciado aos visitantes. “As qualificações profissionais vêm em um momento propício, pois mês de férias, o Maranhão está recebendo muitos turistas e queremos que os visitantes levem a imagem de uma cidade que, além dos seus encantos, sabe receber bem seus visitantes”, afirma Catulé Junior.

A capacitação tem 8 horas de carga horária e entrega de certificado, o curso aborda as características gerais e conceitos da atividade turística, os principais atrativos da Grande São Luís e a hospitalidade, dando ênfase no bem receber.

Na próxima semana será promovida nova turma do curso devido à grande procura. Um city tour com os motoristas que participaram desse curso será oferecido por guias da SETUR pelos principais pontos turísticos do centro histórico da capital maranhense.

Programa Mais Qualificação e Turismo


A SETUR realiza cursos também nos hotéis, restaurantes, agências, mas considera que taxistas e motoristas de aplicativos são agentes fundamentais na promoção do turismo. “Estamos entrando em contato com a Uber, a 99POP, os outros aplicativos e também com as cooperativas dos taxistas, para capacitarmos o maior número de profissionais que trabalham com mobilidade urbana”, diz o superintendente de Qualificação profissional, Fernando Campelo. “Além de um bom condutor, todos nós somos agente promotores de nossa cidade, explicando tudo o que ela oferece, com certeza influenciará na imagem positiva que o turista construirá do Maranhão ao longo da sua estadia”, disse.

Informações e fotos: Setur/MA

0 comentários:

Postar um comentário