terça-feira, 21 de janeiro de 2020
Ação ocorreu de sexta-feira (17) a domingo (19) na Praia Grande, Anel Viário, Praça Maria Aragão, Beira-Mar, Feirinha São Luís e Madre Deus; ação integra a política de saúde preventiva da gestão do prefeito Edivaldo


A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), via coordenação do  programa  de Controle das ISTs/AIDS e Hepatites Virais distribuiu, entre sexta-feira (17) e domingo (20), nos locais de programação do pré-Carnaval, na capital maranhense, quase 60 mil itens entre preservativos e géis lubrificantes a pessoas dos sexos masculino e feminino. O trabalho foi feito na Praia Grande, Anel Viário, Praça Maria Aragão, Beira-Mar, Feirinha São Luís e Madre Deus e contou com a participação de equipes permanentes do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) na Rua, subordinado ao programa. Ação integra a política de saúde preventiva da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. 

Além da distribuição de preservativos e géis, técnicos do CTA na Rua também deram orientações aos foliões sobre a forma correta de uso dos itens e a importância da prevenção contra doenças como AIDS, Sífilis, Hepatites Virais, dentre outras. Na sexta-feira (17), na Praia Grande e Anel Viário, mais de quatro mil pessoas foram abordadas.

No sábado, na Praça Maria Aragão e no Bloco da Imprensa (realizado na Praça dos Catraeiros, no Centro Histórico), outras duas mil pessoas receberam orientações dos técnicos do CTA. No domingo (19), as chuvas registradas em especial durante a tarde restringiram parte do atendimento. Ainda assim, 1,3 mil pessoas receberam orientações.

Para o secretário de Saúde, Lula Fylho, o trabalho preventivo é de suma importância para o poder público. “Nosso alinhamento visando à prevenção durante as prévias do Carnaval foi feito ainda no fim do ano passado. A estrategia é estar presente nos pontos de maior concentração de foliões e não somente distribuir o material, mas explicar a sua importância”, disse.


Ainda segundo a coordenação do programa ISTs/AIDS, as equipes de orientações contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis permanecerão nos circuitos nos dias 25 e 26 deste mês. Além disso, equipes também farão o trabalho nos dias 1º e 2 de fevereiro deste ano, nos dias 8 e 9 do próximo mês e nos dias 15 e 16 de fevereiro. A partir do dia 21 (sexta-feira de Carnaval) até dia 25 (terça-feira de Carnaval), o trabalho será estendido.

No próximo dia 26 deste mês, um estande será montado na Feirinha São Luís com técnicos do programa ISTs/AIDS. Além dos materiais preventivos (preservativos e géis), o público também poderá fazer o teste rápido e, caso seja necessário, é feito encaminhamento do (a) paciente para assistência em um dos Centros de Testagem e Acolhimento (CTA) no Lira (na Rua Pedro Bessa, em frente à Unidade Integrada Sousândrade) e no Anil (na avenida São Sebastião).

MAIS

Seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), a Semus oferece em unidades de saúde e centros especializados o tratamento de urgência às pessoas infectadas pelo HIV. Trata-se da Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP) – que reduz as chances de infecção em situações de contato com o vírus – constituída por avaliação médica e ingestão de medicamentos para esta finalidade.

Segundo a rede de assistência municipal, o tratamento PEP está disponível durante 24 horas nas unidades mistas do Bequimão, Coroadinho, Itaqui-Bacanga e São Bernardo, além dos Socorrinhos do Cohatrac e São Francisco e nos Socorrões I e II.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário