sexta-feira, 24 de janeiro de 2020
Ações integram o plano paisagístico da gestão do prefeito Edivaldo; primeira-dama Camila Holanda acompanhou a ação nesta sexta-feira (24) em vias do São Francisco e Renascença


A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) realizou, nesta sexta-feira (24), o plantio de dezenas de mudas de árvores no canteiro central da Avenida Marechal Castelo Branco, no bairro São Francisco. O trabalho também foi realizado ao longo da Avenida Colares Moreira, nos bairros Renascença I e II. A ação, que foi acompanhada pela primeira-dama Camila Holanda, faz parte do plano paisagístico da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior que vem sendo colocado em prática ao longo da gestão e já contemplou diversas avenidas e bairros a capital.

“O plantio de mudas de árvores é um cuidado especial com o paisagismo da nossa cidade, embelezando ruas, avenidas, ajudando a amenizar os efeitos do sol intenso, promovendo bem-estar e mais qualidade de vida à população”, comentou Camila Holanda, que plantou  algumas mudas enquanto ouvia detalhes sobre o cuidado com as plantas e quais espécies estavam sendo cultivadas.

A ação deste ano foi iniciada na semana passada com o plantio de novas mudas em avenidas e logradouros, bem como o replantio de árvores que haviam sido arrancadas ou danificadas. O primeiro local a receber as mudas foi a  Avenida Jackson Lago, na Ponta d’Areia, avançando pela Lagoa da Jansen. "Nesta sexta-feira estamos na região do São Francisco e Renascença plantando mudas de árvores no canteiro central das avenidas Marechal Castelo Branco e Colares Moreira e, nos próximos dias, faremos este trabalho na Avenida dos Holandeses”, informou o presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho.


O trabalho chamou a atenção de Miro Viana, que passava na Avenida Marechal Castelo Branco. Ele informou que mora em um sítio no bairro Araçagi e se entusiasmou a doar mudas de árvores que cultiva em sua propriedade. “Eu tenho cerca de 300 mudas que cultivo e quero contribuir com este trabalho de paisagismo da cidade”, explicou.

PLANTIO

Desde o dia 15 deste mês, a Prefeitura de São Luís, por meio do por meio do Impur, deu prosseguimento aos trabalhos de plantio, manutenção e replantio de espaços públicos como avenidas e praças da cidade.

O trabalho começou na Península da Ponta d’Areia e Lagoa da Jansen, com programação para avançar pelas avenidas dos Holandeses, Carlos Cunha e dos Franceses. Estão previstas ainda ações de reurbanização e paisagismo em áreas como Conjunto dos Vinhais, Recanto dos Vinhais, Cohab e Cohatrac.


São centenas de mudas, de variadas espécies como ipê (Handroanthus albus), jacarandá (Jacaranda mimosifolia) e acácia chuva de ouro (Cassia fistula), acácia azul (Acacia saligna) e espécies frutíferas como mangueira (Mangifera indica), abacateiro (Persea americana), jaqueira (Artocarpus heterophyllus), goiabeira (Psidium guajava), pitangueira (Eugenia uniflora), cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum), aceroleira ou cerejeira-do-pará (Malpighia emarginata).

No ano passado, a Prefeitura de São Luis realizou o plantio consciente e ordenado de centenas de árvores nos principais corredores da capital, além da manutenção paisagística permanente em avenidas, logradouros e praças públicas da cidade. As ações são parte da política do prefeito Edivaldo que busca tornar a cidade um lugar mais aprazível a todos. O plantio contemplou avenidas importantes como Jerônimo de Albuquerque, Joaquim Mochel, Leste/Oeste na Cidade Operária, assim como praças localizadas nas regiões do Centro, Cohatrac, Cohab, Forquilha, Cidade Operária, entre outros logradouros.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário