quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020
Alunos de Imperatriz e São Luís terão oportunidade de construir carreira técnica e participar de competições estadual, nacional e internacional.


MARANHÃO – Construir uma carreira técnica e ter a chance de participar da maior competição de educação profissional das Américas pode se tornar possível por meio do seletivo para a Olimpíada do Conhecimento 2020, que está com inscrições abertas em Imperatriz e São Luís. O torneio é promovido e organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), de dois em dois anos. Em Imperatriz, as vagas são para o curso de Marceneiro de Móveis e Esquadrias, e em São Luís, para Construção Civil Alvenaria e Aplicação de Revestimento Cerâmico. Os cursos têm carga horária de 240 horas e duração de aproximadamente quatro meses.

Até o dia 12 de março, os interessados podem se inscrever para pleitearem uma das vagas do processo seletivo etapa escolar da Olimpíada do Conhecimento. Após findarem a capacitação, os alunos destaques serão selecionados para continuarem o treinamento para as etapas regionais, estaduais e nacionais da Olímpiada, a fim de representar o Brasil em 2023, na França.

O diretor regional do SENAI, Raimundo Nonato Campelo Arruda, evidencia que mais que a busca por uma medalha, a competição aprimora o conhecimento e oportuniza o crescimento profissional. “Acreditamos que a educação profissional é um termômetro para melhoria de vida e crescimento do jovem que deseja iniciar uma carreira e se estabelecer no mercado. E a Olímpiada é uma vitrine dos melhores profissionais e de como preparamos esse jovem para fazer a diferença no mercado”.

JÁ EM COMPETIÇÃO – Aluno destaque do curso de Marcenaria do SENAI Imperatriz, Lucas de Sousa foi selecionado, no ano passado, para Olimpíada do Conhecimento e hoje se prepara para representar o Maranhão na etapa nacional da competição, na ocupação de Movelaria, marcada para maio deste ano, no Acre. A rotina do estudante inclui treinamentos diários na cidade Imperatriz e em outras unidades do SENAI no país. “Vim para o SENAI porque meu desejo era desenvolver a parte prática, coisa que não consegui em outros centros de treinamentos”.

Assim como ele, outros alunos do SENAI em São Luís, Bacabal e Imperatriz estão treinando para representarem o Estado nas etapas nacionais que ocorrem em todo país, onde os vencedores de cada modalidade representam o país, em 2021, em Xangai, na China.

Durante a seletiva nacional, os competidores terão que demonstrar habilidades técnicas ao executar tarefas específicas para as quais estudaram e certamente atuarão no futuro. Conhecimentos teóricos e práticos serão avaliados, bem como, as habilidades intelectuais e atitudinais consideradas essenciais para o exercício profissional em suas respectivas ocupações.

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário