segunda-feira, 2 de março de 2020

*Artigo do governador Flávio Dino

Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Os militantes e intelectuais da Revolução Francesa no século 18 conseguiram resumir em um trinômio os ideais que nortearam as lutas sociais por melhoria da qualidade de vida nos três séculos seguintes. Das três palavras, muitas vezes a Fraternidade acaba sendo esquecida.

Todo ano, após o Carnaval, nós cristãos iniciamos um período de reflexão sobre nossas ações chamado Quaresma. É no primeiro dia desse período, na Quarta-feira de Cinzas, que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança sua Campanha da Fraternidade, com o objetivo de levar os milhões de católicos brasileiros a refletir sobre a aplicação dos princípios cristãos ao seu dia a dia.

Este ano, o mote da Campanha é justamente a Fraternidade. Com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, a CNBB traz para reflexão o texto de Lucas 10:33-34, sintetizado no lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. É o trecho da conhecida parábola do Bom Samaritano, em que Jesus conta sobre um homem que, atacado por assaltantes, não foi ajudado por um sacerdote e um levita, mas foi acudido por um samaritano. E Jesus pergunta: qual dos três era o verdadeiro “próximo” daquele homem?

A CNBB nos alerta que é tempo de cuidarmos uns dos outros, de resgatarmos a compaixão e o olhar pelo próximo, para o bem estar geral da sociedade. É um claro chamamento para reconhecermos o valor da vida como um dom divino e como um compromisso de todos para com todos, assim como fez o samaritano sem que tivesse nenhum vínculo com aquele homem a quem ajudou.

Fico feliz de perceber o alinhamento das ações do Governo do Maranhão ao que propõe a Campanha da Fraternidade deste ano. Com foco naqueles que mais precisam, temos executado programas que garantem atenção e valorização da vida. São muitos exemplos: ampliação da rede de Restaurantes Populares; Casa Ninar; Cheque Minha Casa; mais leitos hospitalares e cirurgias; Programa Maranhão Solidário etc. Esse é o nosso caminho desde 2015 e não nos afastamos por nenhuma pressão advinda dos que pensam a política como local de realização de negócios e negociatas.

Outra inspiração que a CNBB nos traz é ter escolhido a Santa Dulce como o símbolo da campanha deste ano. Canonizada recentemente pelo Papa Francisco, ela é uma das melhores representações no Brasil da dedicação ao cuidado do outro. Mobilizando fiéis, ela constituiu o que é até hoje um dos maiores centros de ação social e de apoio à saúde na Bahia.

Que esta Quaresma seja para nós um tempo de reflexão e transformação. E diante de extremismos e muita confusão em nosso país, possamos vislumbrar dias melhores por meio do exercício de fé, amor e compaixão pelo próximo.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário