terça-feira, 31 de março de 2020

A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur), divulgou nesta terça-feira, 31, edital de credenciamento para guias de turismo realizarem city tour online nos principais atrativos turísticos dos quatros polos indutores do Estado: São Luís, Lençóis Maranhenses, Delta das Américas e Chapada das Mesas.

O Programa “City Tour de Encantos” tem como objetivo oferecer à população serviços de guiamento turístico via internet e é uma alternativa de continuidade à difusão do turismo fomentada pelo Governo do Estado do Maranhão diante do atual cenário de crise sanitária mundial.

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no período de 01 a 06 de abril, exclusivamente pelo e-mail: editais.seturma@gmail.com. O candidato deverá enviar por e-mail a ficha de inscrição, disponível no Anexo I do edital, devidamente preenchida e assinada, assim como a documentação exigida de forma digitalizada, conforme consta no edital.

Para participar do processo seletivo é preciso ser pessoa física maior de 18 anos, maranhense, ou radicado no estado há pelo menos um ano, ter comprovação de atuação na atividade de guia de no mínimo seis meses, possuir cadastro no Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), entre outros requisitos obrigatórios presentes no edital.

No ato da inscrição é necessário também enviar um vídeo de até um minuto contando a história de algum atrativo turístico dos polos participantes, como por exemplo: Igreja da Sé; Poço Azul; Caburé e Parque dos Lençóis Maranhenses. O Vídeo de apresentação é um dos documentos obrigatórios para inscrição.

O secretário estadual de Turismo, Catulé Júnior, explicou que o projeto faz parte de um conjunto de ações emergenciais que o governo do estado está implementando junto ao turismo com o objetivo de minimizar os impactos da Covid-19 no estado. “Nesse edital iremos contemplar os guias de turismo que é um importante prestador de serviço dentro do trade turístico. Com esse projeto, iremos disponibilizar conteúdos informativos e culturais para a população durante esse momento de isolamento social através de ferramentas virtuais por meio da apresentação de roteiros, fatos e histórias dos espaços turísticos do Maranhão”, destacou o secretário.

Segundo requisitos contidos no edital, cada guia de turismo poderá executar no máximo 10 vídeos, com a definição de pagamento no valor de R$ 80,00 (oitenta reais) por roteiro gravado. Cada vídeo enviado deve ter no mínimo 5 minutos, e no máximo 10 minutos, com conteúdo preferencialmente em gravações únicas e sem cortes.

SELEÇÃO

A seleção dos trabalhos ficará a cargo da Comissão de Seleção, composta por três representantes da SETUR, que irão analisar os critérios de seleção e pontuação conforme os requisitos de avaliação contidos no edital.

Serão selecionados os guias de turismo que obtiverem maior quantidade de pontos no processo de seleção a ser realizado pela Comissão, que atribuirá nota levando em consideração os seguintes critérios: Criatividade, Interatividade e Desenvoltura.

A nota final será extraída pela multiplicação das notas parciais atribuídas na avaliação da Comissão de Seleção nos quesitos regular (1 a 4 pontos), bom (5 a 7 pontos), ótimo (8 a 10 pontos) e pelo Peso nos quesitos Criatividade (peso 5), Interatividade (peso 3) e Desenvoltura (peso 2).

O resultado da análise documental do credenciamento será divulgado no site da SETUR/MA: http://www.turismo.ma.gov.br/ e no Diário Oficial.

Os interessados poderão obter mais informações no site da SETUR – http://www.turismo.ma.gov.br/, bem como obter esclarecimentos sobre o processo de credenciamento pelo e-mail: editais.seturma@gmail.com.

CONFIRA AQUI O EDITAL

CRONOGRAMA

ATIVIDADESPRAZO
Publicação do Edital31 de março de 2020
Inscrições das Propostas01 a 06 de abril de 2020
Análise das Propostas07 a 08 de abril de 2020
Divulgação do resultado final09 de abril de 2020

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário