terça-feira, 31 de março de 2020
Por ser considerado serviço essencial, as ações de limpeza da cidade estão sendo executadas pela gestão do prefeito Edivaldo como forma de manter um ambiente limpo, muito importante nestes tempos de combate ao coronavírus


A Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, segue com o cronograma de execução, nesta semana, de serviços de conservação e manutenção de espaços públicos, especialmente nos principais corredores de trânsito da cidade. São serviços de capina e roçagem com maquinário que se somam a outros como lavagem de espaços públicos e colocação de lixeiras em vias da capital. A ação segue orientação do prefeito Edivaldo Holanda Junior que mantém os serviços essenciais neste período de isolamento social quando foram necessárias mudanças na rotina de trabalho de várias secretarias.  

Nesta segunda-feira (30), as equipes de manutenção da Prefeitura realizaram capina nas avenida dos Portugueses, que é uma importante via da cidade, uma extensão da BR-135 que corta a área Itaqui-Bacanga, desde o Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), passando por bairros como Vila Bacanga e Anjo da Guarda.

A capina também ocorreu na Avenida Ferreira Goulart, que margeia bairros como Jaracati e Ilhinha. O serviço também beneficiou a Avenida Lourenço Vieira da Silva, na região do Jardim São Cristóvão; Avenida dos Holandeses (que dá acesso a bairros com Calhau e Olho d’Água); Avenida Vitorino Freire (bairro Areinha) e Avenida Colares Moreira (bairros São Francisco e Renascença).


Além dos serviços de capina, a Prefeitura também realiza operações de roçagem com trator, na Avenida Litorânea e também na rotatória do Complexo Viário do Aterro do Bacanga, próximo à área onde é montada a Passarela do Samba. O local serve de ligação a importantes corredores de trânsito do Centro, como a Avenida Beira-Mar, a Rua das Cajazeiras, Avenida Vitorino Freire e Avenida dos Portugueses (caminho para a UFMA).


COLETA

Na semana passada, a Prefeitura de São Luís informou que a coleta regular domiciliar de lixo segue sendo prestada sem alterações, mas cuidados especiais passaram a ser tomados, considerando a importância da limpeza das ruas e o recolhimento dos resíduos. Já os serviços de coleta seletiva foram suspensos por prazo indeterminado, assim como os serviços de transporte e de manejo nas instalações de recuperação de resíduos recicláveis.

No caso dos Ecopontos, os equipamentos em operação passaram a receber apenas os resíduos de podas, volumosos e entulhos por prazo indeterminado. A recomendação é que o cidadão acondicione os recicláveis (papel/papelão, plásticos, metais e vidros) em casa para recolhimento por meio da coleta seletiva por agendamento ou recebimento nos Ecopontos assim que for possível retomar estes serviços.

LIMPEZA


Prefeitura de São Luís tem realizado frentes de limpeza em vários espaços públicos, além de outras medidas essenciais, seguindo as recomendações de órgãos de saúde nacional e internacional. A desinfecção de áreas públicas, por meio de lavagem, também tem sido realizada no entorno de hospitais, assim como em ruas e perímetros de bancos. Também está ocorrendo higienização em mercados públicos, ônibus e pontos de embarque e desembarque de transporte urbano – ambientes por onde há circulação de pessoas, mesmo com a suspensão do funcionamento de diversos setores da economia.

Também integra as ações de limpeza da cidade a implantação de 10 mil novas lixeiras para evitar o descarte irregular de lixo e outros transtornos pela cidade, como o entupimento de bueiros por resíduos, o que impossibilita o escoamento da água, causando alagamentos e favorecendo proliferação de doenças. As novas lixeiras que estão sendo instaladas nas principais avenidas e espaços públicos da capital têm um formato tubular e sem tampa, mais acessível à população.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário